Desmatamentos estão fazendo a vida ficar perigosa na Nigéria

Moradores das aldeias, ambientalistas e ecoguardas discutindo sobre os perigos da área de proteção Afi Mountain, Nigéria Moradores das aldeias, ambientalistas e ecoguardas discutindo sobre os perigos da área de proteção Afi Mountain (© PADIC Africa)

19 de mar. de 2024

Derrubadas para extração de madeira, mineração ilegal, caça ilegal e pessoas armadas estão fazendo das florestas do leste da Nigéria um lugar perigoso. A população que vive no entorno da área de proteção Afi Mountain está tão ameaçada quanto ecoguardas e ambientalistas. Eles agora resolveram se unir para juntos, melhorar a situação.

Ambientalistas nigerianos estão advertindo veementemente que exploradores de madeira ilegais estão invadindo cada vez mais inescrupulosamente as florestas do estado de Cross River. Uma região que está sendo especialmente afetada é a que margeia a Afi Mountain, a qual dá abrigo para os ameaçados gorilas. Também mineração ilegal, caça ilegal de animais silvestres e lavouras abertas sem autorização são um problema. Além disso, homens armados tornam a floresta insegura.

O ativista Martins Egot, da nossa organização parceira PADIC Africa organizou agora uma assembléia da população com autoridades, organizações ambientais e ecoguardas, no objetivo de discutir os caminhos para melhorar a situação. Participaram também a Pandrillus Foundation e a ambientalista Odigha Odigha, com quem trabalhamos em conjunto desde 2016.

A reunião é parte de um dos projetos da PADIC Africa. Esta é responsável pelo trabalho dos ecoguardas e pela criação de fontes de renda, o que apoiamos financeiramente. Mais sobre nossos parceiros pode ser lido aqui.

Odigha Odigha advertiu que o estado da região está piorando muito, como um todo, tendo aconselhado a comunidade a proteger a maravilhosa paisagem da Afi Mountain Sanctuary. Esta seria a “Casa de Deus”.

O povo da comunidade de Buanchor está reivindicando que o governo faça mais contra as derrubadas ilegais. Esta reivindicação harmoniza-se com a Petição “Há que se deter os desmatadores para salvar as florestas da Nigéria!“, que nós iniciamos em conjunto com protetores de floresta da Nigéria. Por favor assine a nossa petição, caso não o tenha feito ainda.

Outros participantes estão preocupados com o ecoturismo, que tem um grande potencial. A insegurança está acabando com eles. Tanto é que, em dezembro de 2024, pessoas armadas apareceram no Mandril Ranch, onde visitantes podem observar mandris e outros primatas em uma parcela protegida de floresta tropical.

O encarregado do turismo do estado de Cross River disse o seguinte: “Somente teremos sucesso quando as comunidades diretamente afetadas participem ou tenham, pelo menos, um papel-chave. Sempre que as comunidades forem deixadas de lado, tudo o que fizermos aqui de nada vai adiantar.”

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!