Sobre nós

Parceiros/as de Salve a Selva A proteção do meio-ambiente precisa de muitas cabeças e mãos (© Collage RdR) Bulldozer no Parque Nacional de Cross River, Nigéria © Rettet den Regenwald / Mathias Rittgerott Protesto dos indígenas Dayak © SOB Equipa Salve a Selva/Rettet den Regenwald © Patrick Sertore

Dar voz à floresta tropical, - essa é a nossa tarefa. Queremos que ela seja preservada em toda a sua diversidade e exuberância. Como refúgio da biodiversidade, baluarte da crise climática e terra de milhões de pessoas. No entanto, as florestas estão em perigo e a desaparecer em velocidade rasante. Daí porque trabalhamos em conjunto com ambientalistas corajosas(os) e engajadas(os) em todo o globo.

Agir com determinação

O objetivo de “Salve a Floresta” é conservar as florestas tropicais da Terra como ecossistema único e habitat para pessoas, animais e plantas. As florestas tropicais exercem grande influência sobre o sistema climático da Terra. No centro da nossa atenção estão os direitos humanos e os direitos à terra, bem como os direitos da natureza. A situação é dramática. A salvação das florestas tropicais não é compatível com negociações. Por isso nos manifestamos sobre fatos desconfortáveis e exigimos ação determinada.

 

A decisão está na nossa mão

Nós podemos deter a destruição das florestas tropicais, revelando os interesses por trás da espiral destruidora, informando, organizando protestos e conectando atores importantes. A partir do modo de vida dos povos originários da floresta, aprendemos como as florestas podem ser conservadas e utilizadas de forma sábia.

Fortalecer parceiros(as) no local onde vivem  

As organizações parceiras de “Salve a Floresta” estão presentes no local da floresta, já para descobrir, na medida do possível, os planos de desmatamento da floresta com antecipação. Elas apoiam as pessoas afetadas, mobilizando-as para que elas façam valer seus direitos. Sempre que possível, elas protegem áreas florestais ou retomam-nas, para assegurar essa posse de modo duradouro, em conjunto com as pessoas lá viventes Apresentamos aqui, detalhadamente, algumas de nossas parceiras.

 

Garantir a publicidade de informações

Em nosso site salveaselva.org e na revista “Regenwald Report”, a associação informa sobre os objetivos e a conduta de empresas e governos. Mostramos as consequências da ganância do lucro, organizamos protestos e campanhas. As nossas petições online são sustentadas por centenas de milhares de apoiadoras e apoiadores. A sua solidariedade fortalece os nossos parceiros nos locais onde eles vivem. Conhece as nossas petições atuais?

Consolidar a proteção da natureza

Nós exercemos pressão sobre políticos e governos. As leis e regulamentos, até agora, falharam na proteção da biodiversidade e do clima. Precisamos de outra política e de outros modos de viver e de produzir, a fim de recuperar, de novo, o equilíbrio natural.

Transparência e eficiência

O trabalho de “Salve a Floresta” tem base em processos e conexões digitais, com o fim de manter o aparato administrativo o menor possível. Todas as receitas e despesas estão publicadas nos Relatórios Anuais.

Transparência, para nós, como entidade de utilidade pública, é muito importante para gerar confiança, bem como para tornar o nosso trabalho mais visível para a opinião pública e nossos apoiadores. Por esse motivo, aderimos à Iniciativa Sociedade Civil Transparente (ITZ). Abrimos mão de contratar certificações, como, por exemplo, selos de doações, porquanto isto gera altos custos; ademais, essas instituições não exercem uma função real de controle. Às perguntas que, eventualmente, não forem respondidas em nosso Relatório Anual, responderemos direta e imediatamente.

Em que consiste o nosso trabalho

A floresta pluvial - ou tropical, como é mais conhecida - é um ecossistema complexo. Em função disso os nossos campos de trabalho são multifacetários e conectados entre si.

  • Proteção do clima: As florestas tropicais e, sobretudo, as florestas de turfa, tem uma função importante para o clima global. Somente podemos confrontar a crise climática se dispusermos de grandes e intactas áreas de floresta tropical.

  • Biodiversidade / Diversidade de Espécies: A biodiversidade, que é a base para a vida na Terra, está fortemente ameaçada. A floresta tropical é um hotspot de biodiversidade que nós temos o dever de manter.

  • Madeira tropical: Ainda pertencem ao normal estoque do comércio o assoalho, molduras para janelas e móveis de jardim feitos de madeira tropical. Somente uma renúncia determinada ao consumo de madeira tropical pode salvar as florestas tropicais.

  • Óleo de palma: Você acha que não compra óleo de palma algum? Talvez não conscientemente, no entanto, a substância que destrói as florestas tropicais encontra-se oculta ainda em muitos produtos cotidianos. Nesta matéria, vai encontrar assuntos referentes ao óleo de palma que muitos preferem não abordar:

  • Matérias-primas: Matérias-primas - termo que, no Brasil, é disfarçado pelo uso da palavra inglesa “commodities” - como ouro, carvão, petróleo, cobre, ferro, alumínio - a lista das riquezas minerais tirada da floresta tropical é longa. E quanto mais nós consumimos, mais profundamente a mineração revira o subsolo das florestas tropicais - multiplicando, assim, a destruição e a poluição.

  • Agroenergia / Biocombustível: Energia elétrica e aquecimento derivado de óleo de palma, bem como bioetanol e biodiesel para o trânsito não são nada mais que energias geradas com o desmatamento, ou seja, um estelionato climático. Além do quê, para muita gente, o significado delas é fome.

  • Roubo de terras: Estados, conglomerados empresariais e especuladores arrendam enormes áreas de terras na África, na América do Sul e na Ásia Ocidental com o fim de cultivar, para exportação, alimentos e produtos agrários para a produção de energia. Isto é uma tragédia para a população local e para a natureza.

Outros campos de atuação e mais detalhes podem ser encontrados em nossa página de internet Nossos Temas.

 

Nossa equipe

A “Salve a Floresta” engaja-se há 34 anos pela proteção das últimas florestas tropicais do mundo todo. A associação sem fins lucrativos tem sua sede em Hamburgo e é registrada no Registro Civil das Associações (Amtsgericht Hamburg - Tribunal de 1ª. Instância da Comarca de Hamburgo -, Registro Nº. VR 11790), sendo independente de governos e partidos políticos.

O financiamento da associação dá-se por meio de doações, os quais provém quase que exclusivamente de pessoas físicas.

O Conselho Diretivo é formado pela 1a Presidente, Doutora Bettina Behrend, e pela 2a. Presidente, Marianne Klute. No final de 2021, a nossa equipe era composta de 20 colaboradoras e colaboradores. Alguns trabalham em período integral, mas a maioria trabalha meio-período. Todos eles contribuem em igual proporção para o sucesso de nossa organização.

A floresta precisa de você!

  • Juntos asseguramos o território e a cultura dos povos indígenas.

  • Juntos protegemos animais em risco de extinção, como os orangotangos, os chimpanzés e as aves-do-paraíso.

  • Juntos preservamos ecossistemas extraordinários.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!