Fechar
Your Browser doesn't support this map.

Projetos locais de nossos parceiros

Como um colar de pérolas, os projetos pró-floresta de nossos parceiros enfileiram-se ao longo da Linha do Equador. Protetores da floresta indígenas, guardas-ambientais e ativistas - todos eles conservam a floresta que é não só o habitat de animais e plantas, mas também abrigo de milhões de pessoas. Fazem isso enérgica e diuturnamente. Atiçamos a sua curiosidade? Selecionamos aqui alguns dos mais de 50 projetos que apoiamos com a sua doação.

Pessoas do povo Kaapor na Amazônia
Brasil

Os indígenas Kaapor defendem a Amazônia

Os indígenas Kaapor estão protegendo a última grande área florestal do sudeste da Amazônia. Eles capturam desmatadores e caçadores ilegais e inutilizam seus caminhões.

Povo Batwa nas proximidades do Parque Nacional Kahuzi
República Democrática do Congo

O povo Batwa e os gorilas

Nas bordas do Parque Nacional Kahuzi-Biega, - terra natal de gorilas ameaçados de extinção - a organização CAMV trabalha para fortalecer o povo indígena Batwa

Floresta nublada nas montanhas da região INTAG, no norte do Equador
Equador

Vitória dos direitos da natureza no tribunal

Mineradoras estão subtraindo o cobre e o ouro armazenado no subsolo das florestas tropicais dos Andes equatorianos. A organização OMASNE lidera a aposição da população contra tudo isso, e conseguiu obter, recentemente, uma sentença espetacular para os direitos da natureza.

Um calau colorido na floresta de Sulawesi
Indonésia

Presentear pássaros presos com a liberdade

Na Indonésia, prospera o comércio ilegal de pássaros. As florestas estão sendo silenciadas, porque muitos caçadores ilegais capturam muitos animais. A organização FLIGHT luta contra os criminosos, exerce pressão sobre a política e desperta nas pessoas o amor pelos pássaros, que vivem em liberdade em vez de viverem presos.

O ambientalista Matek Geram em Sarawak, Malásia
Malásia

Proteger indígenas fazendo mapeamentos

O ambientalista Matek Geram engaja-se na luta pelos direitos do povo indígena Iban. Para isso, ele mapeia as terras tradicionais das comunidades, assegurando, assim, os direitos destes sobre a terra.

As guarda-parques vigiam o Parque Nacional Grebo-Krahn, na Libéria.
Libéria

Guardiãs da Selva

Os chimpanzés são os parentes mais próximos do ser humano - mesmo assim, o ser humano levou-o ao limiar da extinção. Para salvá-los, protetores da natureza querem conservar o seu habitat. Ao fazê-lo, trabalha-se em conjunto com a população humana, porquanto a salvação dos chimpanzés só vai ser possível se cada um fizer a sua parte. Um papel fundamental nessa tarefa é exercido por mulheres.

Mulher de papua com máscara  "Protejam a floresta - a floresta nos protege"
Indonésia

Salvar as florestas do sul de Papua e fortalecer os indígenas

As florestas tropicais da Papua estão sendo alvo de um imprevisto ataque de madeireiras, mineradoras e empresas de óleo de palma. O roubo de terras e a devastação estão aumentando. Com a floresta perdida, os povos nativos da Papua perdem também a base de sua subsistência. A organização ambientalista e de defesa de direitos humanos “Pusaka” opõe-se ao desmatamento e o roubo de terras.

Os indígenas Dayak Tomun, de Kinipan, opõem-se ao desmatamento de sua floresta, feito pela firma de óleo de palma SML
Indonésia

Proteger as florestas tropicais de Bornéu e fortalecer os indígenas

A resistência contra a derrubada das árvores gigantes faz dos ativistas de "Save our Borneo" (SOB) verdadeiros combatentes. Eles se põem no caminho das empresas de óleo de palma e ajudam os indígenas quanto à necessidade urgente de realização de seus direitos territoriais.

Espiritualidade na Guiné-Bissau
Guiné-Bissau

Um programa de rádio e ritos antigos conservam a floresta de Guiné-Bissau

Na terra natal do ambientalista Lamin Seidi Cani, as florestas estão cheias de espíritos, demônios e criaturas medonhas. No entanto, há males que vêm para bem. A espiritualidade do povo ajuda a conservar a natureza. Além disso, a força profana do rádio também ajuda.

Cataratas Murchison, Uganda
Uganda

Fechar a torneira do oleoduto

Apesar da crise climática, a África está passando por um boom na exploração do petróleo. Até mesmo em Murchison Falls, na Uganda, a TotalEnergies está fazendo perfurações petrolíferas. Um oleoduto de 1445 km de extensão conectará os campos de petróleo com o porto de Tanga. A Tasha - nossa parceira - esclarece a população sobre os perigos e apóia aqueles que já estão sofrendo com o projeto.

Guardas ambientais na floresta tropical
Nigéria

Guardas ambientais voluntários vigiam a floresta em Afi-Mountain

Em uma pequena faixa de terra do leste da Nigéria ainda vivem gorilas, chimpanzés e elefantes-da-floresta. Estamos falando de Afi Mountain e do Parque Nacional Cross River. A organização Devcon engaja-se em protegê-los, formando guardas ambientais voluntários e criando fontes de renda alternativas e pró-meio-ambiente para os moradores das aldeias.

Ruínas maias Ek Balam em Yucatán
México

Ajudar a cooperativa de mulheres indígenas Túumben K'óoben a proteger a natureza

A floresta tropical dos maias é a maior área de floresta tropical não-fragmentada da América Central e terra natal das onças-pintadas. Uma cooperativa de mulheres indígenas gostaria de comprar aqui algumas parcelas de floresta tropical para fazer oposição a um projeto de infraestrutura destruidora, bem como conservar a natureza e suas tradições.

Pastor de rebanho na Tanzânia, Massai
Tanzânia

Uma emissora de rádio boa para as pessoas e para a natureza

A natureza no noroeste da Tanzânia é extraordinária. Para os Massai, esta benção é, ao mesmo tempo, uma maldição - e uma emissora de rádio pretende conciliar isto. Isso é urgente, pois o governo dá pouca atenção a esse povo em virtude de seu falso entendimento de “proteção à natureza”. No entanto, quem está bem informado e conhece seus direitos, pode definir o seu próprio futuro.

Tigre de Sumatra
Indonésia

Um lugar para orangotangos, tigres e elefantes

Em Sumatra, a nossa parceira Forum Konservasi Leuser está salvando uma das florestas de maior biodiversidade da Terra. No ecossistema de Leuser coabitam elefantes, tigres, orangotangos e rinocerontes. No entanto, monoculturas e rodovias estão atraindo caçadores e madeireiros ilegais. As nossas duas equipes de guarda-parques protegem, em especial, das áreas de pântanos de turfa até as montanhas.

Bonobo em uma árvore no Congo
República Democrática do Congo

Proteção do Bonobo: Educação cria Confiança

Nas profundezas da floresta da bacia do Congo vivem os bonobos. Esse hominídeo não é tão conhecido, mas está tão ameaçado quanto os outros da família. Para protegê-los, cientistas fundaram a organização “Bonobo Alive”, que combate a caça comercial e apoia crianças em idade escolar em três aldeias às margens do Parque Nacional do Salonga. Assim, elas também podem ganhar com a proteção do bonobo.

Macaco-aranha em uma árvore
Equador

Libertem os macacos - O centro de proteção de animais silvestres amaZOOnico no Equador

O centro de proteção de animais silvestres amaZOOnico na floresta equatoriana cuida de animais apreendidos pelas autoridades, preparando-os para a reintegração na natureza. Nós apoiamos a reintegração à natureza dos ameaçados macacos-aranha e dos jabuti-tingas, bem como o enriquecimento da mata protegida de 1750 hectares “Selva Viva” com árvores frutíferas.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!