Perguntas frequentes (FAQs)

1. O que é que conseguimos com as petições?

O propósito das petições da Salve a Floresta é advertir os responsáveis pela destruição das florestas tropicais e outros ecossistemas importantes. Ao mesmo tempo, expomos as implicações das políticas do mundo globalizado e industrializado orientadas ao extrativismo.

É uma tarefa da sociedade fazer-nos conscientes do dano que causamos com o nosso modo de vida e os planos de contínuo crescimento irracional, e procurar alternativas.

2. Como é que se pode participar nas petições da Salve a Floresta?

Na nossa página inicial ou diretamente na seção de petições você pode informar-se e escolher a petição ou as petições que quer assinar. Para entrar na petição é só clicar na foto.

Desta forma, você chega na página individual da petição escolhida, onde encontra à esquerda um texto descritivo sobre o protesto (e um separador para obter mais informações) e à direita a exigência principal da petição, um formulário para preencher os seus dados e um link para aceder à carta completa (letras verdes “abrir a petição”). Para assinar a petição, somente tem que preencher o formulário com os seus dados.

Os dados do formulário são: o seu nome, sobrenomes, endereço de e-mail e o país (e CEP) desde o qual você assina a petição. Depois é só clicar no botão vermelho “assinar”. Pronto!

Aliás: se você deixar marcado em seu computador ou aparelho que utiliza habitualmente a caixa “Gravar os dados neste aparelho”, os seus dados serão gravados (no seu próprio aparelho) e cada vez que queira assinar no futuro só terá que clicar em “assinar”, pois os dados já estarão disponíveis automaticamente.

Se você tiver algum problema técnico, entre em contato conosco através do formulário de contato.

3. Podem ajudar a minha organização/ a minha comunidade a organizar uma ação de protesto por e-mail?

A Salve a Floresta é uma organização pequena com uma capacidade limitada. Tentamos publicar a maior quantidade de petições que nos é possível para dar a conhecer e visualizar as ameaças às florestas tropicais e outros ecossistemas importantes a nível global. Se você é membro de alguma organização ambiental ou algum grupo organizado e quer que façamos uma petição, pode escrever-nos.

4. Com que frequência as ações de protesto são realizadas e os comunicados enviados por e-mail?

Com uma frequência aproximada de uma vez por semana. Isto significa que se você subscrever o nosso boletim, receberá no máximo uma mensagem por semana. Em cada boletim que receba por e-mail, pode ajustar as suas preferências sobre a frequência das mensagens que deseja receber.

5. Depois de participar das petições da Salve a Floresta, como elas chegam aos destinatários?

Nenhuma assinatura é perdida. São acrescentadas à carta de protesto da petição na qual você participa e as cartas são entregues aos destinatários ou pela nossa organização ou por organizações locais.

6. O que acontece se eu esquecer se já assinei uma petição e assinar duas vezes a mesma?

Não tem problema. Se você assinar duas vezes a mesma petição, normalmente o sistema o avisa que já assinou.

7. Como posso saber os resultados das petições?

Você pode consultar o nosso arquivo de petições, onde são publicados atualizações sobre as diferentes petições. Ver a coluna direita.

Pode visitar também regularmente as seções Notícias e Êxitos.

8. Como posso colaborar com a Salve a Floresta?

A maneira mais fácil e mais importante para colaborar com a Salve a Floresta é assinar o maior número possível de petições e ajudar a difundi-las de forma mais ampla possível entre todos os seus contatos e redes sociais. Cada carta assinada e entregue é um elemento de pressão que contribui a difundir as diferentes causas e contactar as autoridades e outros responsáveis para que as reivindicações das comunidades afetadas sejam ouvidas.

Também pode ajudar-nos a difundir a nossa página web, o nosso Facebook ou qualquer das informações que elaboramos.  

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!