Perguntas frequentes (FAQs)

1. O que é que conseguimos com as petições?

O propósito das petições da Salve a Selva é advertir os responsáveis pela destruição das florestas tropicais e outros ecossistemas importantes. Ao mesmo tempo, expomos as implicações das políticas do mundo globalizado e industrializado orientadas ao extrativismo.

É uma tarefa da sociedade fazer-nos conscientes do dano que causamos com o nosso modo de vida e os planos de contínuo crescimento irracional, e procurar alternativas.

2. Como é que se pode participar nas petições da Salve a Selva?

Na nosso página inicial ou diretamente na seção de petições você pode informar-se e escolher a petição ou as petições que quer assinar. Para entrar na petição é só clicar na foto.

Desta forma, você chega na página individual da petição escolhida, onde encontra à esquerda um texto descritivo sobre o protesto (e um separador para obter mais informações) e à direita a exigência principal da petição, um formulário para preencher os seus dados e um link para aceder à carta completa (letras verdes “abrir a petição”). Para assinar a petição, somente tem que preencher o formulário com os seus dados.

Os dados do formulário são: o seu nome, sobrenomes, endereço de e-mail e o país (e CEP) desde o qual você assina a petição. Depois é só apertar o botão vermelho “assinar”. Pronto!

Aliás: se você deixar marcado em seu computador ou aparelho que utiliza habitualmente a caixa “Gravar os dados neste aparelho”, os seus dados serão gravados (no seu próprio aparelho) e cada vez que queira assinar no futuro só terá que clicar em “assinar”, pois os dados já estarão disponíveis automaticamente.

Se você tiver algum problema técnico, pode avisar-nos através do formulário de contato.

3. Podem ajudar a minha organização/ a minha comunidade a organizar uma ação de protesto por e-mail?

A Salve a Selva é uma organização pequena com uma capacidade limitada. Tentamos publicar a maior quantidade de petições que nos é possível para dar a conhecer e visualizar as ameaças às florestas tropicais e outros ecossistemas importantes a nível global. Si você é membro de alguma organização ambientalista ou algum grupo organizado e quer que façamos uma petição, pode escrever-nos.

4. Com qual frequência é que as ações de protesta são realizadas e os avisos enviadas por e-mail?

Com uma frequência aproximada de uma vez por semana. Isto significa que se você subscrever o nosso boletim, receberá no máximo uma mensagem por semana. Em cada boletim que receba por e-mail, pode ajustar as suas preferências sobre a frequência das mensagens que deseja receber.

5. Depois de participar nas petições da Salve a Selva, como é que chegam aos destinatários?

Nenhuma assinatura é perdida. São acrescentadas à carta de protesto da petição na qual você participa e as cartas são entregues aos destinatários ou pela nossa organização ou por organizações locais.

6. O que é que acontece se eu esquecer se já assinei uma petição e assinar duas vezes a mesma?

Não tem problema. Se você assinar duas vezes a mesma petição, normalmente o sistema o avisa que já assinou.

7. Como é que posso saber os resultados das petições?

Você pode consultar o nosso arquivo de petições, onde são publicados atualizações sobre as diferentes petições. Ver a coluna direita.

Pode visitar também regularmente as seções Notícias e Êxitos.

8. Como é que posso colaborar com a Salve a Selva?

A maneira mais fácil e mais importante para colaborar com a Salve a Selva é assinar o maior número possível de petições e ajudar a difundi-las de forma mais ampla possível entre todos os seus contatos e redes sociais. Cada carta assinada e entregue é um elemento de pressão que contribui a difundir as diferentes causas e contactar as autoridades e outros responsáveis para que as reivindicações das comunidades afetadas sejam ouvidas.

Também pode ajudar-nos a difundir a nossa página web, o nosso Facebook ou qualquer das informações que elaboramos.