Venenos letais: milhões de borboletas desaparecidas

Uma borboleta-monarca está chupando néctar na inflorescência de uma flor de seda. Engenharia genética e herbicidas ameaçam a borboleta-monarca e as suas plantas forrageiras (foto: Rachel James - Lizenz CC BY-NC-SA 2.0) (© Rachel James - ( CC BY-NC-SA 2.0 ))
78.980 participantes

Antes de cada Inverno, milhões de borboletas-monarcas migram desde os EUA para o México. Agora este espectáculo da natureza está em perigo. A culpa é o cultivo em massa de plantas energéticas e forrageiras nos EUA. As borboletas não podem sobreviver nas monoculturas de milho e soja transgênicos. Por favor, exijam a proteção dos animais

Apelo

Para: Agência dos peixes e animais selvagens das EUA (U.S. Fish and Wildlife Service FWS), Washington DC, EUA

“Por favor, exijam da agência dos peixes e animais selvagens dos EUA que proteja a borboleta-monarca.”

Abrir a petição

As borboletas-monarcas estão entre os insetos mais bonitos e mais famosos do mundo. Mas agora estão gravemente ameaçadas. O número das borboletas-monarcas na América do Norte está diminuindo dramaticamente – em 90 por cento nos últimos 20 anos.

A razão principal: a aplicação maciça de herbicidas como “ Roundup” da Monsanto nas monoculturas enormes com milho e soja geneticamente modificados. Os venenos destroem as plantas forrageiras das borboletas. Desta forma, o boom do biodiesel e da alimentação animal à base de soja destrói os últimos restos da natureza.

Nos EUA, defensores do meio ambiente e dos direitos dos consumidores (Center for Food Safety e The Center for Biological Diversity em inglês) redigiram uma petição ao governo, apoiada por cientistas da Xerces Society para a proteção de insetos e pelo lepidopterologista conhecido Professor Lincoln Brower.

O grupo exige que a borboleta-monarca seja incluída na lista das espécies ameaçadas(Endangered Species Act ESA). Isto obrigaria o governo americano a implantar medidas urgentes e importantes para a proteção das borboletas-monarcas.

Salve a Floresta apóia a ação. Por favor, assinem a petição à agência dos peixes e animais selvagens das EUA (Fish and Wildlife Service FWS). A borboleta-monarca tem que ser protegida urgentemente!

Mais informações

Todos nós sabemos que as plantas geneticamente modificadas e as pesticidas com as quais as plantas são vendidas podem fazer dano às fazendas, aos alimentos e ao meio ambiente. Mas provavelmente a maioria das pessoas não sabe que também desempenham um papel importante no rápido desaparecimento das borboletas-monarcas.

Herbicidas como Roundup não só matam as borboletas diretamente, mas também destroem as plantas forrageiras e o habitat dos animais. As flores de seda (Asclepias) são absolutamente necessárias para que as borboletas-monarcas possam sobreviver, porque são as únicas plantas das quais as lagartas das borboletas se alimentam. Mas por causa da introdução amplamente generalizada da herbicida Roundup nas terras cultivadas com plantas transgênicas da Monsanto, as flores de seda estão desaparecendo. Menos flores de seda significa menos borboletas-monarcas. Portanto, podemos escolher entre a Monsanto e as borboletas-monarcas. Fica cada vez mais óbvio que não podemos manter as duas. Para proteger as borboletas-monarcas, temos que conservar e proteger o espaço vital das borboletas-monarcas e degredar as plantas transgênicas da Monsanto, incluindo os sistemas agro-industriais não sustentáveis que a empresa espalha.

Embora existam alguns bons programas com voluntários que semeiam flores de seda e protegem as borboleta-monarcas, não há medidas legais e compulsórias que protejam as borboletas de forma eficaz. Se a borboleta-monarca for incluída na lista das espécies ameaçadas (Endangered Species Act ESA), receberá a proteção necessária. Por favor, ajudem os defensores do meio ambiente e dos direitos dos consumidores nos EUA a pedir a agência dos peixes e animais selvagens das EUA (Fish and Wildlife Service FWS) que proteja a borboleta-monarca.

Sobre a borboleta-monarca

A população das borboletas-monarcas tem diminuída de um bilhão de indivíduos nos meados dos anos 1990 para somente 35 milhões borboletas no Inverno passado – o número mais baixo que foi registrado até hoje. A população inteira mostra uma caída abrupta e significativa em 90 por cento nos últimos 20 anos.

“Encaramos o perigo de perder para sempre esta beleza dos jardins, que fazia parte da infância de todas as gerações de americanos”, explica Tierra Curry, cientista responsável no Centro para a Diversidade Biológica (Center for Biological Diversity). “A perda de 90 por cento da população é uma perda enorme. Transferido aos homens, significaria que perderíamos todas as pessoas que vivem nos EUA menos os habitantes dos estados de Florida e Ohio.”

Segundo estimativas, os animais podem ter perdido 67 milhões de hectares do espaço vital deles – isto equivale à área do estado de Texas. Esta área inclui cerca de um terço dos terrenos nas quais as borboletas depositam os seus ovos no Verão.

As borboletas-monarcas estão conhecidas pelas suas espectaculosas migrações anuais. Vários gerações de borboletas vão do Canadá ao México. Nos meses de Verão, estão generalizadas em todos os Estados Unidos. No Inverno a maioria das borboletas que mora a Leste dos Rocky Mountains vai para as montanhas do México Central. Ali reúnem-se em poucos hectares e penduram nos ramos dos pinheiros. Por outro lado, a maioria das borboletas-monarcas da Costa Oeste migra para áreas florestais no Sul da Califórnia, onde passam o Inverno.

Mais informações em inglês:

1. Center for Food Safety, Center for Biological Diversity: Petition to Protect The Monarch Butterfly (Danus Plexippus Plexippus) Under the Endangered Species Act (8/27/14)
2. Center for Food Safety, Center for Biological Diversity: FAQs on the Monarch Butterfly Endangered Species Act Petition (8/27/14)
3. Robbins, J. (2013, November 22). The Year the Monarch Didn’t AppearThe New York Times.
4. Center for Food Safety, Monarchs & PesticidesMonarch Decline & GE Crops
5. Center for Food Safety, Monarch Breeding & Glyphosate Use Maps

Artigo da National Geographic:
http://news.nationalgeographic.com/news/2014/08/140819-monarch-butterfly-milkweed-environment-ecology-science/

Artigo da New Your Times:
http://www.nytimes.com/2013/11/24/sunday-review/the-year-the-monarch-didnt-appear.html?emc=edit_tnt_20131122&tntemail0=y&_r=2&

Carta

Para: Agência dos peixes e animais selvagens das EUA (U.S. Fish and Wildlife Service FWS), Washington DC, EUA

Prezados senhores e senhoras,

a população das borboletas-monarcas na América do Norte está caindo a pique. A razão principal para isso é a destruição das plantas forrageiras delas pela aplicação de herbicidas. Os agrotóxicos são pulverizados nas monoculturas de plantas geneticamente modificadas.

As únicas plantas das quais as lagartas das borboletas-monarcas se alimentam são as flores de seda (Asclepias), que antigamente podiam ser encontradas frequentemente nas terras agrícolas. Estas plantas tão importantes para as borboletas são destruídas pela introdução maciça de Roundup (glifosato), que é pulverizado em massa nas monoculturas com plantas geneticamente modificadas da Monsanto (Roundup Ready GE crops).

Portanto, as borboletas-monarcas precisam urgentemente de uma proteção abrangente. Isto só pode ser garantido a través da inclusão delas na lista das espécies ameaçadas (Endangered Species Act ESA).

Por isso, eu peço-lhes que os senhores acedam à petição do Centro para a Segurança Alimentar (Center for Food Safety) e que incluam a borboleta-monarca na lista das espécies ameaçadas.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!