Tailândia: estrada por floresta seria barreira letal para animais

A imagem de um macaco montada em frente de uma área florestal na Tailândia A Tailândia ameaça animais na área de patrimônio mundial com o alargamento da estrada 304 (fotomontagem: Flickr/whitecat sg (Lizenz CC BY-NC 2.0), Amax1 (public domain)) (© Montage: Flickr/whitecat sg (CC BY-NC 2.0) und Amax1 (public domain))
72.490 participantes

Grande parte das florestas da Tailândia já foram desmatadas. Agora o governo quer construir a estrada 304 pelo meio de uma área que faz parte do patrimônio mundial. Seria muito melhor conservar os restos da floresta em vez de sacrificá-los para estradas.

Apelo

Para: Governo do Reino da Tailândia

“O governo tailandês tem que fazer parar o alargamento da auto-estrada 304 que passaria então pelo patrimônio mundial do Dong Phayayen-Khao Yai Forest Complex.”

Abrir a petição

Desde 2005 o Dong Phayayen-Khao Yai Forest Complex está sob proteção da UNESCO. Na cadeia de parques nacionais e áreas protegidas de 230 quilômetros de longitude vivem o ameaçado crocodilo-siamês, raros elefantes, tigres, leopardos, banteng (Bos javanicus) e duas espécies de gibões. A área é especialmente preciosa porque conecta diferentes espaços vitais. É este encadeamento que está em perigo.

Em 18,5 quilômetros de longitude, a auto-estrada 304 deve ser alargada entre os Parques Nacionais Khao Yai e Thaplan. Os planificadores prometem que a estrada passaria por túneis curtos e por cima de pontes – assim animais poderiam atravessar sem entraves. Além disso, querem colocar vedações e pedras de lamber e introduzir um limite de velocidade. Mas os protetores dos animais duvidam de que os animais possam ser protegidos desta maneira.

UNESCO considera estradas como ameaça ao patrimônio mundial

A UNESCO explicitamente designa o alargamento de estradas como ameaça ao Dong Phayayen-Khao Yai Forest Complex. As auto-estradas dividiriam as partes do patrimônio mundial e erigiriam barreiras para animais. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) alerta de forma insistente para planos de alargar também a estrada 348 e de reabrir a rota fechada 3462. Segundo a IUCN a região já cumpre o estatuto de “patrimônio mundial ameaçado” - também por causa da extração ilegal de pau-rosa.

Mesmo assim, as autoridades responsáveis em Bangkok autorizaram os planos para a estrada 304 sem investigações aprofundadas. Num dia só o grémio aprovou 24 projetos delicados.

Por favor, peçam o governo tailandês que faça parar o alargamento da estrada 304 e que proteja o patrimônio mundial.

Carta

Para: Governo do Reino da Tailândia

Prezado Senhor Primeiro-Ministro Prayuth Chan-ocha,

o seu governo está planejando alargar a auto-estrada 304 pelo meio do Dong Phayayen-Khao Yai Forest Complex com 4 faixas. Como assim a estrada se torna uma barreira letal, muitos animais no patrimônio mundial da UNESCO são ameaçados. Túneis, pontes e vedações não são aptos para protegê-los.

O estatuto do Dong Phayayen-Khao Yai Forest Complex já está em perigo por causa da extração ilegal de pau-rosa. Depois de a Tailândia ter perdido uma grande parte das suas florestas, uma proteção das restantes áreas florestais é ainda mais importante.

Por favor, façam parar o alargamento da auto-estrada 304 e protejam as florestas da Tailândia.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!