Extração tóxica de ouro no Caribe

Agricultor está na floresta e olha para uma mina abertaOlhar perplexo à destruição
48.991 participantes

Para muitos turistas a República Dominicana é o paraíso de férias – praias dos sonhos e paisagens verdes. Logo isto poderia pertencer ao passado. Duas empresas canadenses extraem ouro em grande escala na floresta tropical. O cianeto usado contamina àgua e solos. A população opõe-se – apoiem-na

Apelo

Para: O governo da República Dominicana

“”

Abrir a petição

Eu sou velho de mais, já não me deixo expulsar mais uma vez de minha terra“, diz Juliana Guzman, agricultora de La Cerca. Ela está sentada na casa dela, cujas paredes apresentam várias rachas. As explosões deixam tremer a terra cada dia. Seus vizinhos da cooperativa já têm as frutas do cacau mofadas na mão. Os produtos químicos da mina de ouro no outro lado da montanha destroem a colheita deles. Na extração de ouro usa-se cianeto que é transportado pelos rios aos solos dos arredores e causa danos imensos.

A aldeia La Cerca fica nas altas terras centrais da República Dominicana. Está rodeada por uma selva cerrada naqual vivem espécies endémicas como o solenodonte. Em Dezembro de 2012 a extração de ouro pelas empresas canadenses Barrick e Goldcorp deve iniciar-se. Quase 24 toneladas de cianeto são utilizadas diariamente para a extração na mina de Pueblo Viejo. “O uso de cianeto é um suicídio a prestações“, alerta Domingo Abreu do Comitê Nacional do Meio Ambiente. Na verdade, a exploração de ouro é supérflua. Apenas 11 por cento do ouro são transformados industrialmente. Esta parte pode ser extraído através de reciclagem. O resto do ouro serve de investimento improdutivo e para a produção de jóias.

O cianeto é particularmente perigoso para as àguas dos arredores. Perto da mina nascem rios e aí fica a maior reserva de àgua doce do país – abastece o inteiro estado insular. Barrick assegurou-se para que não tenha que assumir os custos dos danos ambientais. Por isso, a população sube para as barricadas. Uma coalição de 100 organizadores exige a anulação dos contratos com as empresas mineiras.

Por favor, apoiem a República Dominicana contra a extração tóxica de ouro!

Mais informações

Promessas não cumpridas

Em outros países os projetos de Barrick e Goldcorps já encontraram resistência. Existem conflitos permanentes entre as empresas mineiras e a população local em torno de uma mina de ouro na zona fronteiriça andina entre Argentina e Chile. Por causa das graves destruições ambientais que os projetos de mineração de Barrick causam repetidamente, o fundo de pensões estatal de Noruega desfez-se de suas quotas na empresa mineira depois de vários protestos.

Também por causa do projeto na República Dominicana houve uma forte crítica desde o início. A negociação dos contratos entre o governo e a empresa não era transparente e as condições estavam reguladas de forma unilateral. Nos primeiros anos Barrick quase não vai pagar impostos e vai retirar da produção de ouro 25 vezes mais lucros do que o estado a quem pertence o ouro na realidade. O estado altamente endividado e a população pobre não tiram proveito da extração tóxica de ouro – pelo contrário. A população local na região de mineração queixou-se com antecedência de abates ilegais e da contaminação das àguas adjacentes. As pessoas que foram deslocadas por causa da indústria mineira receberam casas subsitutos, mas até hoje continuam a esperar aos terrenos agrícolas prometidos. Ainda que os agricultores tenham um teto, não têm solo debaixo de seus pés. Além de ambientalistas e agricultores os sindicalistas também subem para as barricadas. Embora as empresas mineiras prometessem empregos a longo prazo, demitiram a maior parte dos trabalhadores depois de os trabalhos de preparação estarem terminados. Quando uma grande coalição de muitas organizações e milhares de cidadãos protestavam contra a indústria mineira, a situação escalou. A polícia atirou sobre os manifestantes sem pré-aviso e feriu 30 deles, vários até gravemente.

Extração tóxica de ouro

Em uma mina já abandonada nas montanhas centrais da República Dominicana também se usava cianeto. Os produtos químicos contaminavam rios, àguas subterrâneas e solos na região – no meio da maior reserva de àgua doce da ilha. Por causa das graves destruições ambientais causados pela mineração com procedimentos com cianeto o Parlamento Europeu resolveu uma proibição de cianeto no território da UE. Embora a Comissão Européia confirmasse esta proibição, ainda não implementou diretivas vinculativas. O uso de cianeto na mineração é proibido na Alemanha, Turquia, Hungria e na República Tcheca.

Mais informações acerca do tema em nossas perguntas e respostas acerca de ouro.

Carta

Para: O governo da República Dominicana

Prezados senhores e senhoras,

escutei, com preocupação, os planos do governo da República Dominicana de deixar explorar ouro em minas abertas nas terras altas centrais. A mina Pueblo Viejo situa-se em um ecossistema sensível cujos solos são importantes para a agricultura regional. Além disso, na proximidade imediata das minas ficam rios e uma reserva de água doce que abastecem todo o estado insular com água. Assim, o cianeto usado na extração de ouro não só ameaça a balança ecológica na região mas também a segurança alimentar dos habitantes regionais e o abastecimento de água da inteira população da República Dominicana.

As duas empresas que exploram a mina de Pueblo Viejo, Barrick e Goldcorp, têm sido criticados repetidamente por infrações de direitos ambientais e humanos. Na Argentina e no Peru a população protesta contra Barrick, porque suas minas contaminan as fontes de água. Por isso, a população da República Dominicana sai à rua e exige uma anulação dos contratos de Pueblo Viejo. Uma grande coalição de 100 organizadores dominicanos pedem ao governo e às empresas que retirem o projeto de mineração. Além das preocupações ambientais eles criticam as conclusões intransparentes do contrato, os benefícios fiscais para as empresas que são desvantajosos para o estado dominicano, as indenizações não pagas por Barrick e Goldcorps assim como as promessas não cumpridas de criar postos de trabalho seguros.

A extração de ouro não só ameaça a paz social e o meio ambiente, mas também outros atividades econômicas alternativas na República Dominicana.

Em solidariedade com a população dominicana e por preocupação com o meio ambiente em seu país, peço-lhe que anule os contratos relativamente à mina de Puerto Viejo.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!