Vamos acabar com a máfia de óleo de palma!

Nosso parceiro Nordin luta para proteger as florestas tropicais de Bornéu do desmatamento ilegal
45.416 participantes

Mais de mil pessoas na ilha de Bornéu perderam a sua floresta, que foi desmatada ilegalmente. Responável é o grupo IOI, que fornece Nestlé e Unilever com suprimentos de óleo de palma. O nosso parceiro Nordin coletou várias provas dos crimes ambientais. Por favor, apoiem o seu apelo ao boicote contra o óleo de palma do IOI

Apelo

"A transformação das florestas em plantações de óleo de palma abala nosso país", diz Nordin. Ele lidera a nossa organização parceira, Save Our Borneo (SOB), que combate as companhias ilegais de óleo de palma. "Eu quero preservar as florestas tropicais de Bornéu para nós e nossos filhos", explica o ativista de 42 anos de idade.

Nordin já alcançou grandes sucessos: baseado no seus dados, a polícia iniciou investigações no ano 2011 contra dez empresas de óleo de palma, acusados de desmatamento ilegal. Além disso o Tribunal Constitucional  da Indonédia decidiu que milhares de hectares de plantações de óleo de palma são contrários à  Constituição, porque indígenas e camponeses foram expulsos de suas terras.

7.000 hectares foram desmatados ilegalmente para chocolate e biocombustíveis

No dia 23 de março 2012 os moradores da aldeia Tumbang Kalang na província de Kalimantan chararam a atenção do Nordin para um crime ambiental: 7.000 hectares da floresta com árvores frutíferas e senringueiras foram destruídos, na metade da área já foram plantadas as lucrativas palmeiras de óleo.

As pesquisas do Nordin revelam que o grupo IOI, um dos líderes mundiais no mercado de óleo de palma é responsável. O grupo fornece Nestlé, Unilever e a produtora de biocombustíveis Neste Oil – os três tentam projetar uma imagem pública de sustentabilidade.

Nordin possui um documento, que prova que o Ministério Florestal retirou a aprovação para o desmatamento já no ano 2008. Agora ele está preparando um processo contra IOI. E ele é apoiado pelo gestão da comunidade local. Para evitar que esta história se repete em outro lugar, é preciso acabar com a máfia de óleo de palma.

Por favor, pede da Nestlé, Unilever e Neste Oil para não comprar óleo de palma da IOI.


Carta

Para os gerentes do Nestlé, Unilever e Neste Oil

Prezados Senhoras e Senhores,

o grupo ambiental da Indonésia Save Our Bornéu (SOB), uma organização parceira de Salve a Selva, descobriu uma área ilegalmente desmatada na floresta tropical primária em Antang Kalang, do distrito Kotawaringin Timur em Central Kalimantan.

Responsável é a empresa Bumitama Gunajaya Agro Group (BGA) e a sua subsidária PT Hati Prima Agro, os dois fazem parte do grupo IOI, e planta nesta área monoculturas de óleo de palma. Podemos provar que a concessão para a plantação foi retirado pelo Ministério Florestal, como documenta a carta n° SK51/Menhut-II/2008. Segundo a SOB, 7.000 hectares são afetado pelo desmatamento, em 3.000 hectares já foram plantadas mudas de palmeiras de óleo.

Segundo próprias informações IOI fornece a sua empresa com óleo de palma. O grupo é membro fundador da RSPO e prometeu não destruir mais florestas tropicais de HCVF a partir de 2007 para plantações de óleo de palma. Já no passado, várias subsidiárias da IOI foram acusadas da destruição ambiental e violação de direitos humanos. Mesmo o RSPO está investigando contra o grupo IOI por causa de conflitos agrários não resolvidos em Sarawak na Malásia.

O desmatamento ilegal do Grupo subsidiária IOI Agro Bumitama Gunajaya (BGA), não só viola os princípios da RSPO, mas também a lei da Indonésia e vários tratados internacionais. Nenhum dos contratantes têm as aprovações próprias ou a legitimidade internacional por suas ações destrutivas. Num acordo internacional com a Noruega em 2011, a Indonésia resolveu uma moratória de dois anos ao desmatamento, para salvar as florestas primárias da exploração.

Além disso, as atividades do seu fornecedor IOI são contrários as promesas de sustentabilidade e os critérios ambientais da sua empresa. Na sua website, no marketing e nas palestras de seus representantes o foco sustentável e a sua orientação para um trabalho ambientalmente consciente é mencionado repetidamente. Diz também que a empresa é dá valor a padrões ambientais e direitos humanos. Além disso, diz ao público que a empresa assume a responsabilidade para a orientação sustentável de todos os seus fornecedores.

Com referência aos seus acima mencionados auto-impostas normas e princípios, exorto-vos a examinar as acusações contra a subsidiária IOI Bumitama Gunajaya Agro Group (BGP) e parar as relações comerciais com o Grupo IOI por causa de repetidas violações de leis nacionais e tratados internacionais. Se a sua empresa continua a relação de fornecimento com o grupo IOI, você engana os consumidores sobre as condições reais de produção dos seus produtos.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!