Turistas não devem montar elefantes submetidos a maus-tratos

Filhote de elefante levando pancadas durante o processo de amestragem A vontade dos elefantes é quebrada com violência. (© Brent Lewin/Redux/laif)

Fascinante, divertido, fotogênico: no mundo todo, turistas querem divertir-se montando animais selvagens amestrados. Para isso, elefantes e orangotangos são submetidos a maus-tratos na Ásia. Reivindicamos o fim imediato de maus-tratos a animais para fins de lazer.

Apelo

Para: Empresas do ramo turístico

Animais não podem ser maltratados para fins de entretenimento. Por favor, acabem com esses shows e atrações cuja base é o sofrimento dos animais.

Abrir a petição

As fotos são chocantes: jornalistas revelaram, em uma reportagem, como elefantes são cruelmente maltratados por meses ou até por anos, para permitirem serem montados por turistas. Eles são submetidos a solitárias, regimes de fome, pancadas e outros métodos de tortura, durante a qual muitos animais morrem.

Na Indonésia, o quadro é semelhante. Turistas podem montar elefantes assim amestrados, por exemplo, na área de proteção Way Kampas em Sumatra. Também na Tailândia, na África do Sul e em outros países, turistas são atraídos por atrações com elefantes.

Embora essas situações miseráveis sejam conhecidas, inúmeras agências de viagens europeias e algumas alemãs oferecem viagens cuja atração principal é a montagem em elefantes submetidos a maus-tratos.

Nos parques de safári e zoológicos indonésios são utilizados, cotidianamente, os chamados “ganchos de elefantes”, os quais consistem em varas cuja ponta é curvada. A tromba deles é cheia de feridas sobre as quais os guardas os puxam para colocar o animal na posição certa -, e o mesmo ocorre com os rabos.

É preciso por fim a esses maus-tratos a animais, de uma vez por todas.

Por favor, assine o nosso apelo.

Mais informações

Links interessantes:

<https://www.worldanimalprotection.org/wildlife-selfie-code>

[https://www.worldanimalprotection.org.au/sites/default/files/au\_files/taken\_for\_a\_ride\_report.pdf](https://www.worldanimalprotection.org.au/sites/default/files/au_files/taken_for_a_ride_report.pdf)

Links indonésios:

<http://gardaanimalia.com/gajah-atraksi-disiksa-di-pertunjukan-satwa-taman-safari-indonesia/>

[https://deskgram.net/p/1846419022658102580\_297563633](https://deskgram.net/p/1846419022658102580_297563633)

<https://www.kompasiana.com/nishanachiar/5a40f974ab12ae38a36ee5b5/fakta-penangkaran-yang-belum-kamu-ketahuiat>

<http://www.tribunnews.com/tribunners/2016/05/30/taman-margasatwa-budaya-kinantan-bukit-tinggi-siksa-gajah>

Links relativos a elefantes na Índia ou em outros países:

<https://www.thetimes.co.uk/article/thai-elephant-tourism-hides-abuse-m33c3lk0d>

[A-Law spotlight on Save The Asian Elephants]( https://www.alaw.org.uk/2018/02/a-law-spotlight-on-save-the-asian-elephants/)

[https://www.huffingtonpost.co.uk/duncan-mcnair/asian-elephants-mistreat\_b\_17700738.html](https://www.huffingtonpost.co.uk/duncan-mcnair/asian-elephants-mistreat_b_17700738.html)

<https://www.independent.co.uk/news/world/asia/elephant-rides-trekking-holiday-india-thailand-asia-theresa-may-gove-adverts-ban-a8476771.html>

<https://www.thesun.co.uk/living/3344306/we-uncover-the-horrors-of-the-asian-elephants-abuse-industry-where-beautiful-animals-are-left-dying-in-agony-and-brit-tourists-are-to-blame/>

<https://www.dailymail.co.uk/news/article-3199391/Tortured-tourists-Chained-spot-20-years-Beaten-submission-secret-jungle-training-camps-terrible-plight-Indian-elephants-LIZ-JONES.html>

<https://www.dailymail.co.uk/news/article-3207447/Your-roar-outrage-gentle-giants-MoS-readers-extraordinary-reaction-abused-elephants-story.html>

Carta

Para: Empresas do ramo turístico

Prezadas Senhoras e Senhores,

Animais como elefantes e orangotangos servem, no ramo turístico, para a diversão dos vossos clientes. Frequentemente, os animais são domados, amestrados e tornados dóceis para esse fim. Geralmente, isso costuma estar em conexão com maus-tratos aos animais.

Por favor, empenhem-se para por fim a esses maus-tratos aos animais e as aflições a eles impingidas para fins de entretenimento.

Saudações cordiais

Esta petição está disponível, ainda, nas seguintes línguas:

173.200

Ajude-nos a atingir 200.000:

Atividades recentes