Salvar as árvores gigantes na Nigéria

Bulldozer, Nigeria A estrada cortará o coração da floresta tropical dos Ekuri (© Tunde Morakinyo) Construção da estrada pelo meio da floresta Cross River Construção da estrada pelo meio da floresta Cross River (© Rettet den Regenwald / Mathias Rittgerott)

Árvores gigantes erguem-se para o céu. É um paraíso para chimpanzés e elefantes-da-floresta e a terra natal dos indígenas Ekuri. Na Nigéria, um país densamente povoado, a floresta tropical tem-se conservado. Agora ela deve ser destruída para uma estrada. Os Ekuri opõem-se e precisam de apoio. Por favor assinem para a floresta e os Ekuri

Notícias e atualizações Apelo

Para: Mr. Usman J. Ibrahim, Presidente da República da Nigéria, e Ben Ayade, governador do Estado de Cross River

Ponham fim à construção da estrada Cross River e escolham uma nova rota para que a floresta na qual os Ekuri residem seja conservada.

Abrir a petição

Desde há gerações a floresta rica em biodiversidade fornece os indígenas Ekuri de tudo do que eles precisam para viver. Eles não só colhem as frutas, ervas, plantas medicinais e muitos outros produtos. A floresta também marca a cultura, língua e identidade dos Ekuri. Para conservar o espaço vital e a prosperidade que ela lhes dá, os habitantes da floresta uniram-se na “iniciativa Ekuri”. Mas agora uma estrada prevista ameaça a floresta e a existência dos Ekuri.

Ben Ayade, governador do Estado de Cross River, anunciou a construção de uma estrada de 260 quilômetros. Ela deve ligar a cidade litoral de Calabar com a vila de Katsina Ala a norte no Estado de Benué. Esta estrada, que também passa pelo Parque Nacional Cross River, obviamente não tem nenhum benefício econômico.

A estrada cortará o coração da floresta tropical dos Ekuri e daria azo à produção agrícola, caça e ao desmatamento em grande escala. E ainda pior: o governador já confiscou em ambos os lados da estrada uma faixa de 10 quilômetros de largura na floresta. Isto representa um roubo de terra sem precedentes, do qual milhares de habitantes da floresta tropical estão afetados.

Os Ekuri não querem aceitar que a estrada destrua toda a floresta tropical, a terra natal e a existência deles. Estão decididos a proteger a floresta através de protestos pacíficos e pedem o nosso apoio.

Entretanto, os bulldozers já chegaram, mas os Ekuri impedem-nos e recusam qualquer alojamento aos trabalhadores. Por conseguinte, as máquinas começaram com a destruição na comunidade vizinha. O tempo urge. Assinem a petição dos Ekuri ao governo.

Mais informações

Na página seguinte você pode encontrar informações detalhadas em inglês, um mapa e fotos dos Ekuri assim como do espaço vital deles: http://www.saveekuriforest.com/

Carta

Para: Mr. Usman J. Ibrahim, Presidente da República da Nigéria, e Ben Ayade, governador do Estado de Cross River

Excelentíssimo Senhor Presidente, excelentíssimo Senhor Governador,

os senhores estão planejando uma estrada de 250 quilômetros de cumprimento pelo meio de uma das áreas florestais mais ricas em biodiversidade de toda a África Ocidental. Esta estrada não só destruiria a terra natal dos indígenas Ekuri mas também o habitat de chimpanzés assim como dos últimos elefantes-da-floresta do continente.
Por favor, ordenem o fim imediato das obras já iniciadas e decidam uma nova rota para a estrada para conservar as florestas preciosas e a base de vida dos habitantes delas.

Com os meus sinceros agradecimentos,

Notícias e atualizações

Esta petição está disponível, ainda, nas seguintes línguas:

Por favor assine

Ajude-nos a atingir 400.000:

361.894
Atividades recentes