Agroenergia e Biocombustíveis

Leia mais

A energia elétrica e de aquecimento proveniente de óleo de palma assim como de “bioetanol“ e “biodiesel“ para o transporte é nada mais do que energia de desmatamento e treta de clima e significa fome para milhões de pessoas. Como a agroenergia destrói a floresta úmida:

Expropriações de terra, selvas arrancadas e preços de alimentos crescentes – a produção de bioetanol e biodiesel, que devem acionar os carros no futuro, tem muitas faces escuras.

Inicialmente, os biocombustíveis eram vistos como um sonho: Combustíveis deviam ser produzidos a partir de óleo ou restos de plantas. Porém, quando a agroindústria chegou o sonho do combustível compatível com o ambiente tornou-se um pesadelo para o homem e a natureza. Biocombustíveis de desperdícios reciclados quase distinguem-se essencialmente de agrocombustíveis – a alternativa industrial da agroindústria. Como na UE os custos de produção são mais altos e a terra arável escassa, óleo de palma e de soja assim como bioetanol são importados do ultramar em enormes quantidades e adicionados à gasolina. Para estes combustíveis ecossistemas naturais são destruídos para criar espaço para as plantações de óleo de palma, soja e cana-de-açúcar. O desflorestamento das selvas acelera o aquecimento global, dado que grandes quantidades de CO2 saem assim na atmosfera. Ainda por cima, os biocombustíveis contribuem à crescente fome mundial, porque os campos já não são cultivados com plantas alimentares. Salve a Selva realiza trabalhos de clarificação e exige da UE o fim da política ignorante de agroenergia.

Leia em nossas PERGUNTAS E RESPOSTAS porque os biocombustíveis são tudo menos compatível com o ambiente.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Um avião em cima de floresta tropical queimada Avião em cima de floresta tropical destruída (foto-montagem) (© Wo st 01 - Montage Rettet den Regenwald - CC BY-SA 3.0 DE)

121.818 participantes

Desmatamento para minha viagem? Não, obrigado!

A indústria aeronáutica quer tornar-se climaticamente neutra com agrocombustível. Mas o bioquerosene significa uma aumento da demanda de óleo de palma, cujo cultivo ameaça as florestas tropicais. Por favor, proteste contra os planos da Organização da Aviação Civil Internacional ICAO.

Mais informações

Para: ICAO

Com o uso de bioquerosene, a indústria aeronáutica quer proteger o clima. Mas o cultivo de óleo de palma destrói o meio ambiente. Por favor proteste!

Abrir a petição