Agroenergia e Biocombustíveis

Energia de desmatamento Energia de desmatamento (© Globalfilm + Composer/Fotolia - Montage: Rettet den Regenwald)

A energia elétrica e de aquecimento proveniente de óleo de palma assim como de “bioetanol“ e “biodiesel“ para o transporte é nada mais do que energia de desmatamento e treta de clima e significa fome para milhões de pessoas. Como a agroenergia destrói a floresta úmida:

Expropriações de terra, selvas arrancadas e preços de alimentos crescentes – a produção de bioetanol e biodiesel, que devem acionar os carros no futuro, tem muitas faces escuras.

Inicialmente, os biocombustíveis eram vistos como um sonho: Combustíveis deviam ser produzidos a partir de óleo ou restos de plantas. Porém, quando a agroindústria chegou o sonho do combustível compatível com o ambiente tornou-se um pesadelo para o homem e a natureza. Biocombustíveis de desperdícios reciclados quase distinguem-se essencialmente de agrocombustíveis – a alternativa industrial da agroindústria. Como na UE os custos de produção são mais altos e a terra arável escassa, óleo de palma e de soja assim como bioetanol são importados do ultramar em enormes quantidades e adicionados à gasolina. Para estes combustíveis ecossistemas naturais são destruídos para criar espaço para as plantações de óleo de palma, soja e cana-de-açúcar. O desflorestamento das selvas acelera o aquecimento global, dado que grandes quantidades de CO2 saem assim na atmosfera. Ainda por cima, os biocombustíveis contribuem à crescente fome mundial, porque os campos já não são cultivados com plantas alimentares. Salve a Floresta realiza trabalhos de clarificação e exige da UE o fim da política ignorante de agroenergia.

Leia em nossas PERGUNTAS E RESPOSTAS porque os biocombustíveis são tudo menos compatível com o ambiente.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Fotomontagem: 15 colheitadeiras em atividade em uma plantação de soja. Na área já colhida está o contorno de uma bomba de gasolina. Colheita de soja no Brasil: O óleo de soja - juntamente com os óleos de palma, canola e girassol - é a mais importante matéria-prima para a produção de biocombustíveis. (© Collage RdR)

53.290 participantes

Chega de biocombustíveis: nada de comida em tanque do carro

Alguns alimentos básicos, no momento, estão escassos e muito caros. A ONU está advertindo sobre a fome e rebeliões em várias partes do mundo. Mesmo assim, uma série de países continua usando, anualmente, milhões de toneladas de cereais, óleos comestíveis e plantas açucareiras na produção de biocombustíveis.

Mais informações

Para: Governos dos EUA, União Européia e Governos dos Países-Membros, do Brasil, da Indonésia, da China, do Canadá, da Malásia e da Argentina.

“Não se deve usar alimentos básicos como cereais e óleos comestíveis para encher tanques de carro e de caminhões: Parem de misturar comida nos biocombustíveis!”

Abrir a petição

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!