Onça-pintada (jaguar) na Reserva Biológica Indio Maíz, Nicarágua Onça-pintada na Reserva Biológica Indio Maiz (© Indio Maiz Reserva Biologica) Voltar ao sumário

Manter a diversidade da América Latina

Na região amazônica está a maior e mais conhecida floresta tropical do nosso planeta. Onças-pintadas, araras, rãs-pontas-de-flecha e claro, centenas de povos indígenas - os povos da floresta - vivem aqui.

Faça uma doação

Na América do Sul estão compreendidas diversas regiões florestas tropicais e ecossistemas - começando pelo México, passando pela América Central até chegar na Argentina - todos eles com uma enorme biodiversidade. Ao longo da costa e à beira do Rio Amazonas estão, sobretudo, as florestas pluviais; no Brasil ainda existe o Cerrado; mais ao sul, no Paraguai, estão as florestas secas do Gran-Chaco.

No entanto, essa multifacetada região natural está ameaçada pela indústria madeireira, pela agroindústria, pela mineração e pelo setor energético. Monoculturas de palmas-de-óleo, soja, cana-de-açúcar, a pecuária bovina, minas tóxicas de exploração da bauxita, minério de ferro e outro, bem como usinas hidrelétricas, destroem e contaminam o meio-ambiente.

Os povos-da-floresta - como gostam de ser chamados os habitantes nativos da Amazônia - mostram que não precisa ser assim. Em virtude de seu modo de vida cuidadoso quanto aos recursos naturais, eles preservaram as florestas até hoje. Eles a defendem com a ajuda de organizações ambientalistas e de defesa dos direitos humanos. Para isso, eles precisam do nosso apoio.

Além disso, a floresta amazônica exerce um papel-chave no equilíbrio do sistema climático da Terra. Precisamos impedir que os desmatamentos continuem, para que sejam preservados os complexos ciclos da Natureza. Por favor, ajude-nos nesta luta!

Sua doação para a América Latina dá suporte, por exemplo, para os seguintes projetos:

Pessoas do povo Kaapor na Amazônia

Os Ka’apor protegem a floresta amazônica no Brasil

O povo indígena Kaapor vem protegendo a última área de floresta no sudeste da Amazônia, defendendo-a contra desmatadores. No entanto, eles vêm sendo fortemente ameaçados por desmatadores, pecuaristas e mineradoras. Os Kaapor precisam de apoio para que eles possam se defender efetivamente desses abusos, protegendo suas florestas nativas.

A Floresta de Encostas “Los Cedros” no Equador

Florestas montanhosas do Equador precisam de proteção.

As florestas nubladas das encostas dos Andes, no norte do Equador, albergam uma enorme diversidade de espécies. No entanto, o governo e empresas estrangeiras estão planejando a exploração de matérias-primas como ouro e cobre. Os nativos uniram-se, criando iniciativas como a OMASNE. Com isso, estão conseguindo defender a floresta com sucesso.

Ruínas maias Ek Balam em Yucatán

Protegendo a floresta tropical no México com a cooperativa de mulheres indígenas Túumben K'óoben

A floresta tropical dos maias é a maior área de floresta tropical não-fragmentada da América Central e terra natal das onças-pintadas, bugios e tapires. Uma cooperativa de mulheres indígenas gostaria de comprar aqui algumas parcelas de floresta tropical para fazer oposição a um projeto de infraestrutura destruidora, bem como conservar a natureza e suas tradições.

A sua doação para a floresta tropical

Onça-pintada (jaguar) na Reserva Biológica Indio Maíz, Nicarágua

Você também pode digitar quanto deseja doar!

Utilidade pública Salve a Floresta ("Rettet den Regenwald e.V.) é reconhecida como uma entidade de utilidade pública, conforme o direito alemão.

Segurança dos dados Seus dados são transmitidos de modo criptografado (TSL/SSL).Desse modo, eles não podem ser acessados por terceiros durante a transmissão.

Cancelar doações periódicas É possível deixar de fazer doações periódicas a qualquer momento. Basta nos enviar um simples e-mail.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!