Orangotango com seu filhote Orangotango e seu bebê (© istock.com) Voltar ao sumário

Preservando as florestas do sudeste asiático

Quem pensa no sudeste asiático, frequentemente tem diante dos olhos a imagem de um orangotango. É nessas florestas que os famosos hominídeos - mas também os tigres-de-sumatra, o calau e o dragão-de-komodo - tem o seu último abrigo e habitat.

Faça uma doação

O sudeste asiático é composto por dezenas de milhares e ilhas grandes e pequenas. Trata-se de incomparável tabuleiro da evolução, que em cada região produziu mundos vegetais e animais tão diferentes. O oeste da Indonésia é marcado por portentosas árvores da espécie dipterocarpos, sendo a terra natal dos tigres e rinocerontes. O leste do subcontinente, passando pela Papua-Nova Guiné e até a Austrália pertence a um chamado hot spot de biodiversidade, isto é, para as áreas de nosso planeta onde a biodiversidade é extremamente alta, onde as árvores são antiquíssimas e muitas espécies ainda são desconhecidas pela ciência. Nas florestas de turfa pantanosa de Sumatra e Bornéu vivem os únicos hominídeos da Ásia, os orangotangos.

Para centenas de povos indígenas, a floresta por eles protegida é a sua terra natal. Muitos consideram a floresta como uma mãe que dá tudo o que eles precisam para viver. No entanto, por meio de monoculturas de óleo de palma e celulose, é destruído o abrigo dessas pessoas e animais, e a mineração também provoca lesões profundas nessas extraordinárias florestas. As consequências são dramáticas, e natureza perde o seu equilíbrio. A erosão desgasta o solo, enchentes arrastam assentamentos com violência e secas destroem colheitas inteiras. A crise climática, aqui, já é sentida por muita gente e ela é agravada pelo desmatamento das florestas.

Como ainda há bastante para salvar, nós nos engajamos, juntamente com os nossos parceiros e parceiras, com toda energia, pela floresta tropical. Nossos parceiros(as) colocam-se no caminho das empresas de óleo de palma, reclamam os direitos das florestas, plantam árvores e dão esperança às pessoas de lá.

Sua doação para o sudeste asiático dá suporte, por exemplo, para os seguintes projetos:

Canguru-arborícolas na Papua

Direitos da floresta em Papua

As florestas tropicais da Papua estão sendo alvo de um imprevisto ataque de madeireiras, mineradoras e empresas de óleo de palma. Com a floresta perdida, os povos nativos da perdem a base de sua subsistência. A organização ambientalista e de defesa de direitos humanos “PUSAKA” opõe-se ao desmatamento e o roubo de terras.

Indígenas Dayak Tomun na floresta de Kinipan

Ajuda para ambientalistas de Bornéu

Orangotangos mostram - provavelmente muito mais que qualquer outra espécie de animal - de maneira exemplar, o que as monoculturas de óleo de palma são capazes de destruir. Seu habitat vem desaparecendo cada vez mais, a cada dia. Precisamos tornar públicas, em conjunto com nossos parceiros(a), as frequentes ilegalidades cometidas pelas empresas de óleo-de-palma. 

Matek diante de um canal de drenagem em uma floresta de turfa

Proteção contra roubo de terras em Sarawak

O ambientalista Matek Geram vem defendendo, incansavelmente, as florestas de Sarawak contra a indústria do óleo de palma e desmatadores. Para isso, ele está mapeando a terra indígena do povo Iban juntamente com a organização indígena SADIA e processando empresas que invadem a área.

A sua doação para a floresta tropical

Orangotango com seu filhote

Você também pode digitar quanto deseja doar!

Utilidade pública Salve a Floresta ("Rettet den Regenwald e.V.) é reconhecida como uma entidade de utilidade pública, conforme o direito alemão.

Segurança dos dados Seus dados são transmitidos de modo criptografado (TSL/SSL).Desse modo, eles não podem ser acessados por terceiros durante a transmissão.

Cancelar doações periódicas É possível deixar de fazer doações periódicas a qualquer momento. Basta nos enviar um simples e-mail.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!