Criança indígena de corpo pintado e ornamentada com adereço de penas abraça um gigantesco tronco de árvore Os povos da floresta são os melhores guardiões dela Voltar ao sumário

Estamos fortalecendo quem protege as florestas

As florestas tropicais são especialmente bem protegidas nas regiões em que vivem povos indígenas e a população local se engaja pela proteção à natureza. Garantir os seus direitos e fortalecê-los é um importante componente do nosso trabalho de preservação de florestas. Quem protege florestas trabalha nesse sentido em diferentes modos, conforme as peculiaridades locais.

Faça uma doação

Tão-logo Salim põe os pés na floresta, ele tira os sapatos. Ele quer sentir o chão que está sob a sola de seu sapato, diz o malaio. De forma semelhante agem muitos dos nossos parceiros e parceiras. Eles cresceram com a floresta e os animais que nela vivem, havendo conservado a proximidade com a natureza. A floresta tropical é a casa deles.

Agora as protetoras(es) das florestas estão trabalhando em um campo no qual a necessidade ecológica e as conseqüências da crise climática estão aumentando dramaticamente. Muitos estão dispostos, por isso, a fazer sacrifícios pessoais, outros trabalham sob perigo de vida. Para protegê-los, não podemos publicar os nomes deles.

Eles se colocam no caminho de empresas internacionais de monoculturas e mineradoras, perseguindo desmatadores criminosos e contrabandistas de animais. Importantes são também os direitos à terra, os quais servem para protegê-los de roubo de terras e de desmatamento. Ações judiciais podem paralisar estados e conglomerados empresariais.

Uma coisa os nossos parceiros e parceiras têm em comum: Eles são gratos pelo apoio de “Salve a Floresta” - e pelo respeito, solidariedade e confiança que neles depositamos.

Sua doação para a(o)s protetoras(e)s das florestas possibilita, por exemplo, a realização dos seguintes projetos:

Matek medindo as terras

Protegendo os direitos dos indígenas por meio de mapas

O ambientalista Matek Geram vem defendendo, incansavelmente, as florestas de Sarawak contra a indústria do óleo de palma e desmatadores. Para isso, ele está mapeando a terra indígena do povo Iban, com o fim de garantir os direitos deles e processar as empresas que invadem a área ilegalmente.

Mulher de papua com máscara  "Protejam a floresta - a floresta nos protege"

Salvando florestas na Papua e fortalecendo o direito à floresta

As florestas tropicais da Papua estão sendo alvo de um imprevisto ataque de madeireiras, mineradoras e empresas de óleo de palma. O roubo de terras e a devastação estão aumentando. Com a floresta perdida, os povos nativos da perdem a base de sua subsistência. A organização ambientalista e de defesa de direitos humanos “PUSAKA” opõe-se ao desmatamento e o roubo de terras.

Povo Batwa nas proximidades do Parque Nacional Kahuzi

O povo Batwa e os gorilas

A região do Parque Nacional Kahuzi-Biega, onde vivem os gorilas ameaçados de extinção, é a terra natal dos povos indígenas Batwa. Outrora eles viviam na floresta e para ela, no entanto a necessidade de proteger a natureza faz com que eles se movimentem para outros lugares. A organização CAMV trabalha para que os direitos dos indígenas e o direito à proteção da floresta tropical sejam conciliados, porque não tem como funcionar uma conservação da natureza contra os direitos dos indígenas.

Espiritualidade na Guiné-Bissau

Antigos ritos conservam a floresta de Guiné-Bissau

Em Guiné-Bissau, as florestas estão repletas de espíritos, demônios e outras criaturas medonhas. No entanto, há males que vêm para bem. A espiritualidade das pessoas ajuda a conservar a natureza. E ainda por cima, há também a força profana do rádio. Crimes ambientais, como a derrubada de uma árvore sem autorização, são comunicadas pelos moradores e moradoras das aldeias às autoridades, de modo que estas possam agir.

A sua doação para a floresta tropical

Criança indígena de corpo pintado e ornamentada com adereço de penas abraça um gigantesco tronco de árvore

Você também pode digitar quanto deseja doar!

Utilidade pública Salve a Floresta ("Rettet den Regenwald e.V.) é reconhecida como uma entidade de utilidade pública, conforme o direito alemão.

Segurança dos dados Seus dados são transmitidos de modo criptografado (TSL/SSL).Desse modo, eles não podem ser acessados por terceiros durante a transmissão.

Cancelar doações periódicas É possível deixar de fazer doações periódicas a qualquer momento. Basta nos enviar um simples e-mail.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!