Ouro

O metal nobre brilhante tem sempre sido símbolo de riqueza e prosperidade. Mas a extração de ouro causa graves danos ao ambiente. Aqui você pode aceder a informações sobre as consequências do comércio com ouro e o que podemos fazer juntos para pôr fim a este horror.

Poucas matérias-primas dividem a opinão pública de tal forma como o ouro. O metal nobre brilhante tem sempre sido símbolo de riqueza e prosperidade. Por causa do fraco dólar americano e da crise internacional dos mercados financeiros, o preço do ouro tem atingido níveis impresivíseis: na primavera de 2008 o preço da onça de ouro subiu para mil dólares pela primeira vez. Mas a extração de ouro também é um negócio sujo que causa graves danos ao meio ambiente. A exploração moderna viola direitos humanos e deixa paisagens lunares, danos ambientais permanentes e problemas sociais.

Leia sobre os problemas da extração de ouro nas nossas perguntas e respostas.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Pintura colorida com plantas e uma mulher indígena sobre o muro de uma pequena edificação, com a inscrição: ""Defendemos a água sem medo" Ambientalistas fizeram uma pintura nesta pequena edificação e nela inscreveram a seguinte mensagem: "Defendemos a água sem medo" (© Accion Ecológica)

53.973 participantes

Equador: Façam acabar a violência de agentes ligados à mineração contra mulheres!

Alba Bermeo Puin estava grávida de cinco meses, quando ela e seu bebê em formação foram alvo de disparos feitos por homens armados no dia 22-10-2022. Ela deixa sua família e sua comunidade em estado de profundo luto e consternação. Este já é o terceiro ataque violento contra mulheres que se opõem à mineração na Província Azuay.

Mais informações

Para: Assembleia Nacional; Ministério Público; Tribunal Constitucional; Governadoria da Província Azuay

“Cessação imediata da violência na mineração - Justiça para Alba Bermeo Puin - o Estado equatoriano tem de agir e assumir sua responsabilidade.”

Abrir a petição