Ouro

O metal nobre brilhante tem sempre sido símbolo de riqueza e prosperidade. Mas a extração de ouro causa graves danos ao ambiente. Aqui você pode aceder a informações sobre as consequências do comércio com ouro e o que podemos fazer juntos para pôr fim a este horror.

Poucas matérias-primas dividem a opinão pública de tal forma como o ouro. O metal nobre brilhante tem sempre sido símbolo de riqueza e prosperidade. Por causa do fraco dólar americano e da crise internacional dos mercados financeiros, o preço do ouro tem atingido níveis impresivíseis: na primavera de 2008 o preço da onça de ouro subiu para mil dólares pela primeira vez. Mas a extração de ouro também é um negócio sujo que causa graves danos ao meio ambiente. A exploração moderna viola direitos humanos e deixa paisagens lunares, danos ambientais permanentes e problemas sociais.

Leia sobre os problemas da extração de ouro nas nossas perguntas e respostas.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Igapo Project - Los Monos Crianças muruí, Caquetá, Colômbia (© Lila Akal/Igapo Project)

113.209 participantes

Na Amazônia colombiana, rios estão contaminados com mercúrio!

A Colômbia é o país com a terceira maior contaminação por mercúrio do mundo. Ele é utilizado, ilegalmente, por garimpeiros em busca de ouro, para o fim de separar o ouro de outros sedimentos. Reivindicamos que se pare já com a extração do ouro e que os rios contaminados sejam despoluídos. Por favor, assine a nossa petição.

Mais informações

Para: Iván Duque Márquez, Presidente da República da Colômbia; Ricardo José Lozano, Ministro do Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Por favor, eliminem o mercúrio dos rios já afetados usando as tecnologias disponíveis. Impeçam toda extração de ouro que gere contaminação.

Abrir a petição