Madeira Tropical

Uma árvore gigante é transportada na floresta tropical O comércio com madeira tropical destrói as florestas primárias (© Global Witness)

A madeira de florestas domésticas é um recurso natural e renovável e portanto moderna e compatível com o ambiente. Mas é a mesma coisa com a madeira tropical?

A madeira tropical é uma matéria-prima popular que continua a ser oferecida em grande escala nas lojas de bricolagem. Contudo, levanta vários problemas e desvantagens. Numerosos estudos mostraram que uma grande parte das madeiras – consoante o país de origem até 90 por cento – foi abatida ilegalmente e os ecossistemas foram destruídos irremediavelmente. Além disso, o negócio com madeiras ilegais ainda está permitido pela União Européia.

Cada ano 13 milhões de hectares de floresta tropical desaparecem mundialmente. Estas cifras demostram que a renúncia de madeira tropical continua a ser a melhor escolha para opor-se ao negócio com madeira ilegalmente abatida. Em vez de utilizar madeira tropical, as pessoas deveriam então comprar madeiras alternativas que crescem no local.

Relativamente à dimensão da expolação de madeira e do comércio com tais madeiras recomendamo-lhes o estudo mais recente de Interpol e da ONU. O estudo contém muitas fotos impressionantes, mapas e casos exemplares. Aqui você pode encontrar a ligação ao estudo disponível em diferentes línguas.

Saiba mais sobre o tema através de nossas perguntas e respostas.

 

Glossar

FSC: Certificado do Forest Stewardship Council que deve certificar silvicultura sustentável. Porém, no passado o FSC tem certificado frequentemente projetos duvidosos ou madeiras que são comprovadamente oriundas de sobre-exploração. Por isso, recomendamos ao consumidor que não compre nenhuma madeira tropical.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Madeira sob palmeiras As Ilhas Mentawai estão ameaçadas com este destino. (© Rus YCMM)

88.336 participantes

Indonésia: NÃO ao megadesmatamento nas Ilhas Mentawai!

A Indonésia autorizou um megadesmatamento nas Ilhas de Mentawai. Por um prazo de 30 anos, a PT.SPS tem permissão para desmatar 20.706 hectares de mata em Sipora. Com isso, os povos originários serão ainda mais afetados por enchentes, escassez de água e pela crise climática. Ajude-nos a fazer com que essa autorização seja revogada!

Mais informações

Para: Ao Governador de Sumatra Ocidental, Mahyeldi Ansharullah e à Ministra da Economia Florestal e do Meio-Ambiente, Siti Nurbaya Bakar

“Revogar a autorização de desmatamento que está destruindo a Ilha Sipora. Garanta à população direitos formais sobre a terra.”

Abrir a petição

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!