Madeira Tropical

Leia mais

A madeira de florestas domésticas é um recurso natural e renovável e portanto moderna e compatível com o ambiente. Mas é a mesma coisa com a madeira tropical?

A madeira tropical é uma matéria-prima popular que continua a ser oferecida em grande escala nas lojas de bricolagem. Contudo, levanta vários problemas e desvantagens. Numerosos estudos mostraram que uma grande parte das madeiras – consoante o país de origem até 90 por cento – foi abatida ilegalmente e os ecossistemas foram destruídos irremediavelmente. Além disso, o negócio com madeiras ilegais ainda está permitido pela União Européia.

Cada ano 13 milhões de hectares de floresta tropical desaparecem mundialmente. Estas cifras demostram que a renúncia de madeira tropical continua a ser a melhor escolha para opor-se ao negócio com madeira ilegalmente abatida. Em vez de utilizar madeira tropical, as pessoas deveriam então comprar madeiras alternativas que crescem no local.

Relativamente à dimensão da expolação de madeira e do comércio com tais madeiras recomendamo-lhes o estudo mais recente de Interpol e da ONU. O estudo contém muitas fotos impressionantes, mapas e casos exemplares. Aqui você pode encontrar a ligação ao estudo disponível em diferentes línguas.

Saiba mais sobre o tema através de nossas perguntas e respostas.

 

Glossar

FSC: Certificado do Forest Stewardship Council que deve certificar silvicultura sustentável. Porém, no passado o FSC tem certificado frequentemente projetos duvidosos ou madeiras que são comprovadamente oriundas de sobre-exploração. Por isso, recomendamos ao consumidor que não compre nenhuma madeira tropical.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Os indígenas Penan protestam em Sarawak Povos indígenas opõem-se ao desmatamento das florestas em que eles vivem (© Bruno Manser Fonds)

223.955 participantes

Não sacrifiquem a nossa floresta para as Olimpíadas!

Os indígenas do Estado malaio de Sarawak são privados da floresta deles: o estádio olímpico em Tóquio está sendo construído com madeira tropical de lá. Protejam a floresta tropical, a terra natal dos Penan! Não à exploração de madeira tropical para as Olimpíadas!

Mais informações

Para: Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe, presidente do IOC Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Japonês Tsunekazu Takeda, comissão organizadora dos Jogos Olímpicos 2020 em Tóquio

Os indígenas Penan são vítimas da indústria da construção do Japão. As florestas tropicais são destruídas para o compensado. Isto tem que ser proibido!

Abrir a petição