Madeira Tropical
A madeira de florestas domésticas é um recurso natural e renovável e portanto moderna e compatível com o ambiente. Mas é a mesma coisa com a madeira tropical?
A madeira tropical é uma matéria-prima popular que continua a ser oferecida em grande escala nas lojas de bricolagem. Contudo, levanta vários problemas e desvantagens. Numerosos estudos mostraram que uma grande parte das madeiras – consoante o país de origem até 90 por cento – foi abatida ilegalmente e os ecossistemas foram destruídos irremediavelmente. Além disso, o negócio com madeiras ilegais ainda está permitido pela União Européia.
Cada ano 13 milhões de hectares de floresta tropical desaparecem mundialmente. Estas cifras demostram que a renúncia de madeira tropical continua a ser a melhor escolha para opor-se ao negócio com madeira ilegalmente abatida. Em vez de utilizar madeira tropical, as pessoas deveriam então comprar madeiras alternativas que crescem no local.
Relativamente à dimensão da expolação de madeira e do comércio com tais madeiras recomendamo-lhes o estudo mais recente de Interpol e da ONU. O estudo contém muitas fotos impressionantes, mapas e casos exemplares. Aqui você pode encontrar a ligação ao estudo disponível em diferentes línguas.
Saiba mais sobre o tema através de nossas perguntas e respostas.
Glossar
FSC: Certificado do Forest Stewardship Council que deve certificar silvicultura sustentável. Porém, no passado o FSC tem certificado frequentemente projetos duvidosos ou madeiras que são comprovadamente oriundas de sobre-exploração. Por isso, recomendamos ao consumidor que não compre nenhuma madeira tropical.
A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Equador: A Amazônia não pode ser saqueada por causa de energia eólica
Precisamos urgentemente substituir as fontes de energia para fontes renováveis - e sobretudo, temos de consumir menos energia e matéria-prima. Porém, frequentemente escondem-se grandes quantidades de madeira tropical nas turbinas eólicas. E por isso, a Amazônia vem sendo saqueada no Equador.
Mais informaçõesPara: Siemens Gamesa, General Electric, LM Wind Power, Vestas, Nordex, Enercon
“A indústria da energia eólica precisa revelar sua cadeia de fornecimento de madeira de balsa, não devendo utilizar balsa proveniente da devastação da Amazônia.”