Caça furtiva

Mão cortada de uma gorila em cima de uma mesa Mão cortada de um gorila

A caça furtiva virou um grande problema em muitos países da África, América do Sul e da Ásia, já que muitas espécies vivem ali cujas partes do corpo geram grandes lucros no mercado negro. Formam-se cada vez mais grupos criminosos que matam animais de forma ilegal. Este crime organizado tem graves conseqüências para a biodiversidade

Nos países do Sul, a caça furtiva comercial tem aumentado fortemente nos últimos anos. As razões para isso são, sobretudo, o agravamento da pobreza, a demanda crescente de produtos animais e uma exploração de áreas de floresta anteriormente intocada que se realiza rapidamente. Muitas espécies viraram raras e a sua carne e certas partes do corpo estão muito procuradas no mercado negro. Por causa da caça furtiva, inúmeras espécies estão ameaçadas de extinção ou já se extinguiram, porque os caçadores não tomam em consideração nem o grau de perigo de extinção nem os períodos de repouso biológico e as quotas de captura.

Aqui podem ler mais sobre a caça furtiva e sobre a questão de quais os fatores responsáveis pelo aumento da caça furtiva e da extinção de tantas espécies animais.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Pangolim engaiolado no Centro de Conservação de Recursos Naturais de Riau (Indonésia) Pangolim engaiolado (© Arief Budi Kusuma/shutterstock.com)

352.537 participantes

Feiras de animais silvestres precisam ser fechadas!

Em muitas feiras livres de animais silvestres no mundo são comercializados animais ameaçados e caçados ilegalmente. Com isso, elas contribuem com o crescente extermínio de espécies. Tais feiras – as quais, ademais, são criadouros de doenças que podem ser fatais também para seres humanos – precisam fechadas no mundo todo.

Mais informações

Para: Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, Elizabeth Maruma Mrema (UNCBD), Países-Membros das Nações Unidas

“Feiras de animais silvestres incentivam a caça ilegal de espécies ameaçadas e favorece a disseminação de doenças. Por isso, elas precisam ser fechadas.”

Abrir a petição

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!