Alumínio

Indígenas numa manifestação contra a UHE de Belo Monte Protestos contra a hidrelétrica de Belo Monte

Da tampa de iogurte à lata de bebidas ao desodorante – no nosso dia a dia, o alumínio desempenha um papel mais importante do que pensamos. Porém, para produzir alumínio, cada vez mais floresta tropical está sendo destruída, dado que 90 por cento da matéria-prima bauxita encontram-se em áreas tropicais.

A indústria adora o alumínio: por ser muito leve, é utilizado muito na construção de carros e aviões. No supermercado encontra-se na forma de milhares de embalagens diferentes. Mas o uso excessivo de alumínio está virando uma ameaça severa para as florestas tropicais deste planeta.

Para a extração da matéria-prima bauxita destroem-se as matas virgens nos trópicos. Durante o processamento forma-se a tóxica lama vermelha que contamina as águas e pode tornar-se em uma ameaça letal para a flora e fauna. Além disso, enormes quantidades de energia são necessárias para a transformação industrial. Para isso, grandes barragens são construídas e ainda mais floresta tropical é destruída. Povos indígenas perdem a terra natal deles. O clima global aquece-se.

Leia mais sobre alumínio nas nossas perguntas e respostas.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Rã-de-olhos-vermelhos multicolorida sentada em uma flor As florestas tropicais na região de mineração de cobre são habitat das rãs-de-olhos-vermelhos (Agalychnis callidryas) (© Eduardo Estrada)

70.504 participantes

Panamá: Revolta contra mineração na floresta tropical

O Panamá está em polvorosa. Ao autorizar uma mina de cobre gigante no meio da floresta tropical, o governo panamenho causou uma profunda crise de confiança. Dezenas de milhares de pessoas estão fazendo manifestações, greves e bloqueios de ruas. Elas estão reivindicando que a natureza seja preservada e o meio-ambiente protegido.

Mais informações

Para: Governo do Panamá, Deputados do Parlamento, Supremo Tribunal

“Tem de ser anulado o Contrato-Lei 406, cujo objeto é a operação e exploração de minas de cobre gigantes da companhia de mineração Minera Panamá.”

Abrir a petição

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!