Alumínio

Leia mais

Da tampa de iogurte à lata de bebidas ao desodorante – no nosso dia a dia, o alumínio desempenha um papel mais importante do que pensamos. Porém, para produzir alumínio, cada vez mais floresta tropical está sendo destruída, dado que 90 por cento da matéria-prima bauxita encontram-se em áreas tropicais.

A indústria adora o alumínio: por ser muito leve, é utilizado muito na construção de carros e aviões. No supermercado encontra-se na forma de milhares de embalagens diferentes. Mas o uso excessivo de alumínio está virando uma ameaça severa para as florestas tropicais deste planeta.

Para a extração da matéria-prima bauxita destroem-se as matas virgens nos trópicos. Durante o processamento forma-se a tóxica lama vermelha que contamina as águas e pode tornar-se em uma ameaça letal para a flora e fauna. Além disso, enormes quantidades de energia são necessárias para a transformação industrial. Para isso, grandes barragens são construídas e ainda mais floresta tropical é destruída. Povos indígenas perdem a terra natal deles. O clima global aquece-se.

Leia mais sobre alumínio nas nossas perguntas e respostas.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Uma pessoa indígena cobre o rosto com as mãos, ao redor dela cápsulas de café A Nespresso e outras empresas de café inundam a natureza com lixo (© Nespacce/CC0 public domain/Montage M. Hadzic RdR)

286.611 participantes

À Nespresso & Co: café não precisa de cápsulas de alumínio!

Cada vez mais consumidores de café gostam das cápsulas. A Nespresso & Co fazem grandes lucros – e causam grandes danos ao ambiente. O consumo produz muito lixo, sobretudo alumínio. Para extrair bauxita em minas abertas, vastas áreas florestais são destruídas. Por favor, exijam um fim deste destrutivo desperdício de matéria prima.

Mais informações

Para: A direção da Nestlé, Nespresso e outros produtores de café

Desperdiça-se alumínio para cápsulas de café. Cessem a produção das cápsulas!

Abrir a petição