Um calau colorido na floresta de Sulawesi Calau colorido em Sulawesi, Indonésia (© flickrCC BY 2.0) Sem pássaros não há floresta - Fotomontagem Por causa de seu cantar, pássaros são encarcerados em gaiolas (© Richard/Flight + istockphoto.com) Coruja engaiolada, Indonésia Coruja presa em uma gaiola (© mariusz_prusaczyk/istockphoto) Mercado de pássaros em Jacarta Pássaros encarcerados em mercado de pássaros na Indonésia (© MikeLane45/istockphoto) Detendo o contrabando de animais selvagens: Nossa parceira, a organização FLIGHT, dá a liberdade a pássaros selvagens encarcerados Detendo o contrabando de animais selvagens: Nossa parceira, a organização FLIGHT, dá a liberdade a pássaros selvagens encarcerados (© Flight) Cacatua-das-palmeiras Cacatua-das-palmeiras em liberdade (© dima266f/istockphoto.com)

Presentear pássaros presos com a liberdade

Na Indonésia, prospera o comércio ilegal de pássaros. As florestas estão sendo silenciadas, porque muitos caçadores ilegais capturam muitos animais. A organização FLIGHT luta contra os criminosos, exerce pressão sobre a política e desperta nas pessoas o amor pelos pássaros, que vivem em liberdade em vez de viverem presos.

Visão geral do projeto

Tema do projetoAnimais

Objetivo do projeto Proteger os pássaros da Indonésia; pôr fim ao comércio ilegal de animais selvagens e pássaros

Atividades Monitoramento do comércio de animais selvagens

A cidade Lubuk Linggau,na Indonésia: Richard e Bobby estão seguindo 4 carros na direção do porto da Província de Lampung. Os dois jovens não chamam atenção no meio do trânsito pesado. E também eles nem podem fazê-lo, porquanto são ambientalistas. Mais exatamente, são protetores de pássaros da organização FLIGHT – Protecting Indonesia’s Birds. Eles receberam de informantes a dica de que criminosos caçadores de pássaros transportariam hoje sua presa para o porto. Por horas a fio, Richard e Bobby observam os veículos. “Nossos pensamentos estavam com os pássaros presos e nós sofremos juntamente com eles”, eles narrarão mais tarde. Estradas malconservadas e esburacadas e o calor abafado seriam insuportáveis.

No porto, eles estão sendo esperados por seus colegas da FLIGHT, acompanhados de policiais. Os quatro veículos precisam parar e são controlados. Nessa ocasião, os policiais encontram no bagageiro dezenas de caixas de papelão e gaiolas, densamente empacotadas, com pássaros das florestas do Sumatra. Dentre eles estão rolas-esmeraldas, surucuá-do-chocó e até mesmo um jovem bufo indomalaio. Ademais, todos eles são pássaros-cantores. Rouxinóis amarelos, verdes e azuis, sabiás e beija-flores.

A maioria dos pássaros capturada em Sumatra vai parar em caixas, gaiolas ou até mesmo em garrafas de plástico que são vendidas nos mercados de pássaros de Java - isso quando eles sobrevivem à captura e ao transporte.

Um milhão de pássaros selvagens por ano é subtraída das florestas de Sumatra

Protetores de animais chegaram a contar, no âmbito de um estudo, mais de 19.000 pássaros somente em três únicos mercados da capital Jacarta, dentre os quais estavam muitas espécies ameaçadas e protegidas.  Esplêndidas aves-do-paraíso da Ilha Nova Guiné, calaus-rinocerontes de Bornéu e Sulawesi, cacatuas, papagaios e até casuares.

Na Indonésia, em especial, muitas espécies de aves são autóctones. Cientistas já catalogaram 1615 espécies, das quais 419 somente ocorrem lá. A título de comparação: A Europa alberga 430 espécies de pássaros. Com a destruição das florestas tropicais, os biomas dos animais são reduzidos, sendo que a caça e o contrabando pioram ainda mais a situação. Os danos são incomensuráveis, porquanto os pássaros são irrenunciáveis para a reprodução das árvores.

Os apanhadores de pássaros abastecem sobretudo os mercados na Indonésia, mas também internacionalmente o comércio é um negócio gigante. O comércio de animais selvagens vem florescendo e é um Eldorado para máfias globalmente conectadas. Um milhão de pássaros selvagens por ano é subtraída somente das florestas de Sumatra. A tradição e a ganância são as responsáveis pelo silêncio que se está fazendo nas florestas.

Combate ao comércio de animais selvagens e contrabando

A organização FLIGHT está, já desde 2018, seguindo os passos dos apanhadores de pássaros. E como muitos dos ativistas já tinham trabalhado anteriormente para a organização Scorpion, a experiência deles no combate ao comércio de animais selvagens e contrabando é de muitos anos.

Frequentemente, os protetores dos animais recebem dicas, a polícia prende os criminosos e a FLIGHT assume a responsabilidade pelos animais confiscados, devolvendo-lhes a liberdade nas áreas protegidas. Entre 2018 e 2022 a organização libertou cerca de 140 mil animais.

“Nosso monitoramento já está produzindo efeitos, porquanto já há comerciantes que não vendem pássaros selvagens por medo de punição e falência”, declara Marison Guciano, fundador e diretor da nossa organização parceira FLIGHT.

A FLIGHT preparou uma “lista negra” de contrabandistas e apanhadores de pássaros, bem como revelou rotas de contrabandistas. Além disso, a organização faz pressão junto a políticos para conseguir que estes fechem os mercados de pássaros. Enquanto esses mercados existirem, o comércio de pássaros e outros animais selvagens continuará lucrativo.

Em Java, ter pássaros-cantores consigo em cativeiro pertence simplesmente à tradição. Na frente de um a cada três domicílios, está pendurada uma gaiola. Um homem só é considerado “macho de verdade” quando ele tem uma casa, uma mulher, um cavalo, um punhal e um pássaro. Ironicamente, ter um pássaro nessas condições simboliza uma vida em harmonia com a natureza.

A FLIGHT está trabalhando para tentar mudar essa cultura. “As nossas campanhas apostam no amor aos pássaros”, diz Marison Guciano. Os protetores de animais produzem filmes e visitam escolas com o objetivo de fazer com que as crianças amem os animais - em liberdade.

Área de doação “Animais”

Se quer dar suporte ao pássaros da Indonésia, escolha, por favor, doações na área  Animais.

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!