Voltar ao sumário

Proteção contra roubo de terras

Matek diante de um canal de drenagem em uma floresta de turfa (foto de arquivo antigo) (© Rettet den Regenwald / Mathias Rittgerott) Matek fazendo um mapa do desmatamento ilegal Matek aconselha os moradores sobre como eles devem se levantar contra derrubadores Matek (SADIA) com mapa marcando derrubadas ilegais (© Rettet den Regenwald / Mathias Rittgerott)

O ambientalista Matek Geram vem defendendo as florestas de Sarawak contra a indústria do óleo de palma e desmatadores. Para isso, ele está mapeando a terra do povo Iban e processa empresas que invadem a área. Sempre que a oposição não pode esperar, Matek faz barricadas com os moradores das aldeias Por favor, apoie o trabalho dele.

Matek trabalha para a organização SADIA, a “Associação dos Iban em Sarawak”. Ele é conhecido e respeitado nas aldeias da parte malásia da Ilha de Bornéu. Frequentemente, ele é chamado pelos moradores para ajudá-los, quando eles tem de proteger suas terras contra empresas de óleo de palma e derrubadores.

Um mapa diz mais do que 1000 palavras, disso Matek está convencido. Por isso, ele está medindo o terreno, em conjunto com os moradores das aldeias, que o povo Iban reclama como seu. Com dados de GPS, ele elabora mapas - e tenta convencer os juízes de que as florestas pertencem aos nativos e não aos conglomerados madeireiros e de óleo de palma. Em muitos processos judiciais, os mapas dele já serviram como prova.

A oposição dos Iban é cheia de privações e perigosa. Volta e meia os aldeões são ameaçados por forças de segurança, detidos e mantidos presos. Quando isso acontece, Matek consulta um advogado para viabilizar a soltura.

Por favor, faça uma doação para que Mateka possa continuar a se engajar na luta pela floresta e pelas pessoas do seu povo. Com a sua doação, eles poderão comprar, por exemplo, mantimentos, gasolina e créditos de telefonia celular.

Caso venhamos a receber para esta campanha mais valores do que necessário, remeteremos o excesso para outras áreas do nosso trabalho.

Fatos sobre a sua doação

Utilidade pública A Salve a Selva é oficialmente reconhecida como de utilidade pública

Dados seguros Os seus dados são transmitidos de forma codificada.

A sua doação para a floresta tropical

,00

Você também pode digitar quanto deseja doar!

Atividades recentes