Voltar ao sumário

Salvemos a ilha de Buvuma do óleo de palma

Bulldozers em Kalangala, Uganda, durante o estabelecimento de uma plantação de dendezeiros. Os bulldozers destroem largas áreas de floresta (© Friends of the Earth International/NAPE) Um macaco da espécie piliocolobus nos ramos de uma árvore O habitat do macaco piliocolobus é ameaçado por plantações para a produção de óleo de palma (© Rod Waddington/CC BY-SA 2.0)

Milhares de pessoas nas margens do Lago Vitória no Uganda já sabem que o óleo de palma destrói vidas: na ilha de Bugala muitas famílias já foram condenadas à pobreza. Agora a indústria de óleo de palma está chegando na ilha de Buvuma. Os habitantes da ilha estão organizando a resistência.

Os habitantes da ilha de Bugala estavam completamente despreparados, quando, de repente, chegaram empresas que tomaram a terra deles e começaram a desmatar as florestas. Desse modo, muitas famílias perderam a sua base de vida. Os campos dos pequenos agricultores estão destruídos e a natureza está devastada.

Mas a indústria de óleo de palma exige mais terras – e recebe apoio do governo em Kampala. Como empresas estrangeiras não estão permitidas a possuir terra, o governo compra as áreas da própria população e arrenda-as às empresas. 10 mil hectares na ilha de Buvuma estão ameaçados!

Agora os habitantes da ilha estão juntando-se para organizar a resistência: as vítimas do óleo de palma na ilha vizinha de Bugala alertam-os para que a população de Buvuma não tenha a mesma sorte como elas. Só quem sabe da ameaça pode opor-se.

Para esta campanha pedimos a sua doação. A resistência pode ser organizada com 3000 euros no total. Com o dinheiro pagam-se as despesas de viagem para os ativistas no Uganda assim como reuniões de informação.

Até com pequenas contribuições você pode ajudar a salvar as florestas de Buvuma.

Fatos sobre a sua doação

Utilidade pública A Salve a Selva é oficialmente reconhecida como de utilidade pública
Eintrag beim DZI

Dados seguros Os seus dados são transmitidos de forma codificada.

A sua doação para a floresta tropical

€ ,00
Atividades recentes