Administrador da aldeia de Kinipan é absolvido

Protesto dos cidadãos de Kinipan em Borneo diante do Tribunal de Palangkaraya (2022) Solidariedade com Kinipan - Salve Kinipan (© Save Our Borneo)

29 de jan. de 2023

O Supremo Tribunal da Indonésia indeferiu, em última instância, uma ação forjada contra o administrador da Aldeia de Kinipan. Willem Hengki está finalmente livre! Isto é um marco na defesa da floresta montanhosa de Bornéo.

O administrador da aldeia de Kinipan, Willem Hengki, tinha sido preso pela polícia distrital exatamente um ano atrás.  Ele é uma das lideranças que se engaja na defesa dos direitos tradicionais das florestas da comunidade com isso, pela conservação das florestas tropicais. O Ministério o acusara, injustamente, de ter cometido malversação de dinheiro público.

A aldeia de Kinipan, em Bornéo, é um símbolo para a luta dos habitantes originários contra roubo de terras e desmatamento. Nas intactas florestas situadas nas montanhas de Kinipan, ainda vivem orangotangos. A população local faz oposição à destruição da natureza pela empresa de óleo de palma PT Sawit Mandiri Lestari. 

E a reação das autoridades a essa luta foi  intimidação e criminalização.

Em junho de 2022, foi dado início a um processo no tribunal de corrupção da capital da província Palangkaraya. O Ministério Público pediu 18 meses de prisão.

No entanto, a solidariedade com Willem Hengki foi avassaladora. Um grande numero de pessoas fez manifestações por vários dias diante do prédio do tribunal e 72 organizações - incluindo Salve a Floresta - reivindicaram a soltura de Willem Hengki em uma carta aberta ao tribunal. A acusação da malversação de dinheiros públicos fora forjada. A carta criticou veementemente a criminalização dos habitantes originários que lutam pelos seus direitos.

Em 15/06/2022, Willem Hengki tinha sido absolvido de todas as acusações, mesmo assim o Ministério Público Distrital apelou da sentença para o Supremo Tribunal da Indonésia, situado na capital, Jakarta.

Agora o Supremo Tribunal negou seguimento à apelação. Com isso, Willem Hengki foi definitivamente absolvido!

Nós parabenizamos a ele e aos habitantes de Kinipan, esses corajosos defensores da floresta tropical.

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!