Clima e floresta tropical - Nosso documento de posicionamento

Floresta tropical no Congo Floresta tropical no Congo (© lingchor-ldy1k7rklea-unsplash)

13 de out. de 2021

Diante da gravidade da crise climática, “Salve a Selva” divulga seu posicionamento sobre o tema. Isso porque as florestas tropicais são componente central do sistema climático local e global, exercendo um papel-chave na proteção do clima. Nossas reivindicações dirigem-se à política e à sociedade.

Neste ano de 2021, a Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-26) vai acontecer em Glasgow, de 1 a 12 de novembro. Aproveitando esse ensejo, “Salve a Floresta” divulga o seu posicionamento a respeito do clima, porquanto as florestas tropicais são importantes para o armazenamento e a redução de carbono. Elas precisam ser conservadas e os povos indígenas que nela vivem precisam ser reconhecidos quanto ao importante papel de seus guardadores; nós também temos de repensar o nosso modo de vida.

As florestas tropicais, cada vez menos, estão conseguindo realizar a sua função de estabilizadoras do clima. Em decorrência de sua destruição - dando lugar a monoculturas industriais, pastos ou áreas de mineração - a sua função de armazenar e reduzir carbono fica perdida. Em seu lugar, as áreas de florestas tropicais acabam se tornando fontes emissoras de gases de efeito estufa. Devastações decorrentes de incêndios florestais e a posterior utilização das áreas devastadas para pastagens de gado bovino causam emissões de dióxido de carbono e de metano. Especialmente pavorosos estão se mostrando os efeitos da destruição das florestas de turfa.

O projeto de proteger o clima sem  considerar a proteção das florestas tropicais está fadado ao fracasso.

Mais sobre o tema:

Clima  e floresta tropical

Documento de Posicionamento Clima e Floresta Tropical

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!