África do Sul agrava caça furtiva de rinocerontes

Um rinoceronte adulto e um jovem animal na savana Rinocerontes em liberdade: em breve uma imagem do passado? (Martha de Jong-Lantink – licença CC BY-NC-ND 2.0) (© Martha de Jong-Lantink - (CC BY-NC-ND 2.0))
133.230 participantes

Os rinocerontes da África do Sul estão ameaçados de extinção. O governo quer legalizar o comércio com os chifres dos animais. Alegadamente, isto deve pôr fim à caça furtiva. Mas o contrário vai acontecer: ainda mais rinocerontes terão que morrer!

Apelo

Para: o governo da República da África do Sul, os Estados Contratantes da Convenção de Washington CITES

“A África do Sul quer legalizar o comércio com chifres de rinocerontes. Isto deve pôr fim à caça furtiva. Mas um massacre de rinocerontes está iminente.”

Abrir a petição

Caçadores furtivos estão matando tantos rinocerontes como nunca antes. Em 2014 mais de 1.200 animais foram caçados na África do Sul, em 2007 foram meramente 13. Se isto continuar, os rinocerontes poderão estar extintos em breve. Apesar disso, o governo quer permitir o comércio com os chifres dos rinocerontes. Para os caçadores furtivos isto soa como um convite para matar ainda mais animais. Um massacre está iminente.

Supostamente, a legalização do comércio deve estragar o negócio de grupos criminosos. Através do controle do mercado os preços cairiam e a caça furtiva se tornaria desvantajosa. Só os chifres de animais já mortos poderiam ser vendidos. Além disso, poderia-se cortar os chifres de animais vivos.

Mas a história ensina que o contrário vai acontecer. Depois de que o comércio de marfim foi legalizado em quatro estados africanos, os caçadores não pararam de matar os animais. Uma verdadeira matança começou. Isto não deve acontecer de novo.

A liberalização fortalece a demanda de chifres de rinocerontes. Pessoas da Ásia que até agora não têm comprado chifres de fontes ilegais vão comprá-los logo que isto seja permitido.

Para realizar a legalização, a África do Sul tem que persuadir os Estados Contratantes da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Convenção de Washington, CITES). A conferência decisiva terá lugar em 2016.

O plano da África do Sul ainda pode ser impedido. Por favor, peçam ao governo em Pretória e aos Estados Contratantes da CITES que protejam os rinocerontes em vez de forçar a extinção deles.

Carta

Para: o governo da República da África do Sul, os Estados Contratantes da Convenção de Washington CITES

Excelentíssimos Senhores Presidentes e Primeiros-Ministros,
excelentíssimas Senhoras Presidentes e Primeiras-Ministras,

na África do Sul os caçadores furtivos estão matando tantos rinocerontes que os animais poderiam estar extintos em breve. Há muitos anos vários governos na África e fora do continente assim que organizações internacionais e defensores do meio ambiente têm tentado pôr fim à matança.

No mundo inteiro, amantes de animais estão preocupados com os rinocerontes, como também com outros animais afetados pela caça furtiva.

O plano da República da África do Sul de legalizar o comércio com chifres de rinocerontes é uma estalada no rosto de todos e todas que lutam pelos rinocerontes. A liberalização faria o jogo dos grupos criminosos internacionais que dominam a caça furtiva. Está iminente um massacre de rinocerontes, comparável com a matança de elefantes depois de que o comércio com marfim foi permitido em 2008.

Os rinocerontes têm que ser protegidos, os chifres deles não são uma mercadoria.

Por favor, façam um esforço para que a proibição do comércio de chifres de rinocerontes permaneça em vigor e seja implementada eficazmente. Lutem pela sobrevivência dos rinocerontes!

Com os meus sinceros cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!