Indígenas da Amazônia: Não ao petróleo da floresta!

Os indígenas em uma aldeia na selva amazônica dirigam-se ao público com uma bandeira: Isto é nossa terra.Os indígenas no Equador opõem-se à indústria petrolífera
69.752 participantes

„Não queremos a procura e extração de petróleo em nossa terra e defendemos as últimas florestas tropicais. Estas servem para o bem-estar dos habitantes do Equador e do mundo inteiro.“ Com este apelo sete povos indígenas pedem o apoio internacional contra os planos do governo na região amazônica. Por favor, apoiem a petição

Apelo

Para: Governo do Equador, Presidente Rafael Correa

“”

Abrir a petição

No dia 28 de Novembro o Equador vai começar a conferir 21 concessões de exploração à indústria petrolífera na selva tropical dentro do território dos indígenas – em três milhões de hectares ao todo. Conforme à vontade do presidente equatoriano Rafael Correa, a empresa petrolífera Petroamazonas quer principiar e explorar petróleo no meio da floresta tropical intata.

Contudo, estudos científicos comprovam que ali vivem mais espécies animais e vegetais do que em qualquer outro lugar do mundo. A exploração de petróleo no país sul-americano já resultou no desmatamento e na poluição de grandes áreas de floresta tropical, o que afeta também a população residente na região.

Para sete povos indígenas a selva representa sua terra natal e a base de vida. Eles são os proprietários legítimos com títulos de terra oficialmente reconhecidos. Através de campanhas de promoção enganadoras, truques pérfidos e corrupção o governo e as empresas petrolíferas tentam romper a resistência dos 80 mil indígenas que vivem ali.

Assim o governo equatoriano desrespeita a constituição do país bem como tratados internacionais. Em Junho a Corte Internacional de Direitos Humanos decidiu que o estado violou os direitos básicos dos indígenas conferindo concessões para a extração de petróleo na terra deles.

Por favor, assinem a petição contra a procura e extração de petróleo na floresta tropical:

Mais informações Carta

Para: Governo do Equador, Presidente Rafael Correa

Petição da associação Salve a Selva ao governo equatoriano:

Não às novas licenças de extração de petróleo:
Protejam a floresta tropical da Amazônia e as terras indígenas da indústria petrolífera

Ao Presidente do Equador, Senhor Rafael Correa

com grande consternação seguimos os planos de seu governo de conceder à indústria petrolífera 21 novas licenças para a extração de petróleo na floresta tropical da região amazônica do Equador.

A decisão refere-se a uma área de três milhões de hectares, naqual crescem maioritariamente florestas tropicais, entre elas muitas áreas de floresta primária intata. Nas selvas afetadas existe a maior diversidade de espécies animais e vegetais do mundo, como estudos científicos comprovam (ver Global Conservation Significance of Ecuador's Yasuní National Park http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0008767).

Alem disso, as concessões previstas para a exploração de petróleo ficam no território hereditário de sete povos indígenas: Achuar, Andoas, Kichua, Shiwiar, Shuar, Waorani e Zápara. Estes povos são, por uma esmagadora maioria, contra a prevista extração de petróleo em sua terra, porque ameaça sua base de vida.

Por isso, exigimos do governo:

1. Anulem todos os planos de extender a exploração de petróleo na floresta tropical da Amazônia e nos territórios dos povos indígenas.
2. Respeitem a decisão dos povos indígenas contra a extração de petróleo e cumpram os direitos deles rigorosamente (ver também a decisão do Tribunal Interamericano de Direitos Humanos no caso Sarayacu de Junho 2012).
3. Não manipulem a opinião pública com campanhas de promoção enganadoras (como “O petróleo oferece vida à Amazônia“ ou “Agora petróleo significa vida“). Não finjam o consentimento pretenso dos indígenas por consultas supostamente positivas e não perturbem a unidade e a paz social deles.
4. Protejam e conservem, em vez disso, as áreas de floresta tropical e apoiem os indígenas no seu desenvolvimento em sintonia com a natureza – assim como a constituição equatoriana redigida sob seu governo o prescreve.

Com os melhores cumprimentos

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!