Pele de elefante para a China - pôr fim à caça furtiva!

Elefante esfolado em Mianmar Elefantes também são caçados pela sua pele espessa (© Myanmar Government)

É um negócio terrível: os elefantes da Ásia são matados, porque clientes chineses tratam eczemas, espinhas e problemas digestivos com uma pomada que contém a pele do elefante ou usam jóias feitas à base dela. Por favor, esforcem-se pelo fim do comércio com a pele de elefante.

Carta

Para: Xi Jinping, Presidente da República Popular da China; Aung San Suu Kyi, Conselheira de Estado de Mianmar

Na Ásia, elefantes são caçados, porque clientes chineses compram produtos medicinais e jóias feitas com a pele espessa. Por favor, ponham fim ao comércio.

Abrir a petição

Até agora, caçaram-se principalmente os elefantes machos, porque – na Ásia – somente eles têm presas. Agora os caçadores furtivos parecem caçar qualquer animal que possam encontrar – até fêmeas e filhotes. Matam a presa deles com flechas venenosas para esfolar-a depois.
Desde 2013, mais de 100 elefantes têm sido caçados por causa da sua pele, neste ano já se mataram mais de 20 animais.

A sobrevivência da espécie está em perigo.

Um dos centros comerciais mais importantes é a cidade fronteiriça Mong La, considerada na população como um “buraco preto sem lei”. Ali a pele espessa secada é oferta abertamente – ao lado de velos, ossos e outras partes do corpo de muitas outras espécies ameaçadas. Até na “Rocha dourada”, um dos sítios budistas mais sagrados de Mianmar, vendem-se os materiais de animais caçados.

A pele é secada, pulverizada e misturada com óleo de côco para fazer uma pomada que deve ajudar contra doenças cutâneas e problemas digestivos. Além disso, a pele é transformada em jóias.

O negócio criminoso é organizado a nível internacional, as autoridades não intervêm e a população local não ousa informar a polícia. Em Mianmar, a pena para matar um elefante são até sete anos de prisão. Porém, violações quase não são perseguidas. A cidade Mong La é um vazio legal.

Os políticos da China já reconheceram que o seu país joga um papel importante na caça furtiva de elefantes: A China proibiu o comércio com marfim e está fechando o mercado doméstico – mas mesmo assim, os chineses cruzam a fronteira com Mianmar sem obstáculos e compram os produtos de elefante.

Os governos da China e de Mianmar têm que garantir que nem elefantes nem outras partes de corpos animais sejam vendidos. Os elefantes asiáticos têm que sobreviver!

Mais informações

http://www.wwf.sg/?301710/Call-for-international-action-to-halt-surge-in-elephant-skinning-in-Myanmar

https://news.mongabay.com/2017/06/demand-for-elephant-skin-driving-up-poaching-in-myanmar-warning-graphic-images/

http://www.sebastianstrangio.com/2014/06/19/myanmars-wildlife-trafficking-hotspot/

http://news.mb.com.ph/2017/06/07/tales-of-elephant-poaching-haunt-hk-public-hearing/

https://www.irrawaddy.com/news/elephant-poaching-rise-burma.html

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3805873/The-scourge-skin-poachers-Hideous-sight-butchered-elephant-exposes-sick-trade-animals-hides-feed-soaring-demand-China.html

https://www.thesun.co.uk/news/1851453/tragic-photo-of-poached-elephant-reveals-the-heartbreaking-reality-of-burmas-illegal-skin-trade-with-china/

https://phys.org/news/2017-01-skin-fad-threatening-myanmar-elephants.html

Vídeo de "Elephant Family"

http://wanteddeadoralive.co.uk/#start

Reportágens fotográficas no jornal Guardian

https://www.theguardian.com/environment/gallery/2015/oct/21/hong-kongs-illegal-ivory-trade-revealed-in-pictures

https://www.theguardian.com/environment/2014/jul/21/-sp-endangered-species-on-sale-along-burmachina-border

Petição

Para: Xi Jinping, Presidente da República Popular da China; Aung San Suu Kyi, Conselheira de Estado de Mianmar

Excelentíssimo Senhor Presidente Xi Jinping,
excelentíssima Senhora Conselheira de Estado Aung San Suu Kyi,

em Mianmar caçam-se tantos elefantes que a espécie já quase está extinta. Os caçadores furtivos matam os animais não só pelo marfim, mas também por causa da pele deles.

A maioria dos clientes que compram a pele de elefante secada vem da China. Eles atribuem-lhe um efeito curativo ou usam-na para fazer jóias.

No caso de marfim, o Senhor Presidente Xi Jinping já está fechando o comércio dentro da China como também o comércio internacional. Por favor, garanta que nem marfim nem outras partes do elefante sejam importados ou exportados pela China.

A Senhora Aung San Suu Kyi é considerada em todo o mundo como autoridade ética. Por favor, atenda a essa reputação e envide todos os esforços para a proteção dos elefantes.

Com os meus sinceros agradecimentos

Por favor assine

Ajude-nos a atingir 200.000:

152.478
Atividades recentes