Bulldozers têm que desaparecer da floresta dos chimpanzés!

Um chimpanzé no Uganda O espaço vital dos chimpanzés está desaparecendo (© flickr//francesco_veronesi - CC BY-NC-SA 2.0)

500 chimpanzés vivem nas florestas de Bugoma. Mas o habitat deles está em perigo: a empresa Hoima Sugar está invadindo o refúgio no Uganda para cultivar cana-de-açúcar. Os habitantes da região lutam pela conservação da terra natal deles. Por favor, exijam do governo do Uganda que proteja o país da sobrexploração.

Carta

Para: o Presidente do Uganda Yoweri Museveni

Uma nova plantação da empresa Hoima Sugar ameaça a zona florestal protegida de Bugoma. Por favor, impeça que a terra seja concedida a investidores duvidosos.

Abrir a petição

Antigamente, o Uganda era considerado como a “pérola da África”. Mas nas décadas passadas o país perdeu um dos seus maiores tesouros: as suas florestas. Há 25 anos, a metade do país ainda estava coberta com florestas, agora a área florestal somente constitui onze por cento da superfície do país. Ambientalistas temem que dentro de dez anos não haverá mais floresta no país. Assim os chimpanzés estão perdendo o habitat deles. Segundo estimativas recentes, somente 5 mil vivem no Uganda.

Até as áreas protegidas são desmatadas – muitas vezes para estabelecer plantações de dendezeiros ou cana-de-açúcar. Em Agosto de 2016, o Bunyoro Kingdom garantiu uma concessão à empresa Hoima Sugar para o estabelecimento de uma plantação, da qual 8 mil hectares ficam dentro da Reserva Florestal Bugoma. Assim, uma quinta parte da zona protegida, em que 500 chimpanzés vivem, poderia ser desmatada. O prazo do contrato de concessão: 99 anos. Pouco antes, o Bunyoro Kingdom tinha recebido a terra do Estado.

Dentro de pouco tempo, trabalhadores criaram uma via de acesso de muitos quilômetros na Reserva Florestal Bugoma. Quando jornalistas queriam documentar o desmatamento, foram atacados por trabalhadores armados. “Eles sabem que estão fazendo algo ilegal. Por isso atacam qualquer um que tenta intervir com arco e flecha”, diz o especialista florestal Robert Busiko do jornal New Vision.

A organização ambientalista NAPE alcançou no tribunal que a Hoima Sugar perdeu a sua concessão. Mas a floresta ainda não está salva. “A população local precisa de todo o apoio possível para que a floresta, que determina a vida dela, seja conservada também para futuras gerações”, diz Joan Akiiza da NAPE.

Por favor, exijam do Presidente do Uganda Yoweri Museveni que não conceda terras a investidores duvidosos e, em vez disso, proteja as florestas.

Mais informações

Bugoma é o habitat de 500 chimpanzés

Por causa da sua localização no rift Albertino, a zona florestal protegida de Bugoma no Oeste do Uganda alberga um grande número de diferentes espécies animais e vegetais, entre outros 500 dos 5.000 chimpanzés do país, elefantes-da-floresta, o chacal-listrado e o macaco lophocebus ugandae. Descobriram-se 221 espécies de pássaros, entre elas o ptilopachus nahani ameaçado de extinção. 224 espécies de árvores e arbustos foram contadas na floresta de Bugoma.

Açúcar para agrocombustível?

Como o governo do Uganda promove a produção de agrocombustível, é provável que a cana-de-açúcar das plantações da Hoima também seja usada para isso. Atualmente o Parlamento em Kampala está discutindo uma nova Lei de Biocombustível.

Links interessantes

http://allafrica.com/stories/201702010573.html

http://www.newvision.co.ug/new_vision/news/1434101/nfa-seeks-injunction-block-bugoma-forest-demolition

http://www.statehouse.go.ug/media/news/2016/05/02/president-calls-adoption-commercial-agriculture

http://capitalradio.co.ug/hoima-sugar-limited-expected-employ-5000-people/

http://www.theeastafrican.co.ke/business/Standoff-over-forest-land-Bunyoro-Kitara-Kingdom/-/2560/3287838/-/format/xhtml/item/1/-/p9e6aiz/-/index.html

http://mobile.monitor.co.ug/News/Bugoma-Forest--Court-orders-commissioner-to-avail-documents/2466686-3451320-format-xhtml-ikafqvz/index.html

https://ugandaradionetwork.com/story/nfa-impounds-hoima-sugar-works-tractor-on-disputed-bugoma-central-forest-reserve-land-1

http://www.worldbank.org/en/country/uganda/brief/uganda-economic-update-fact-sheet-june-2016

Petição

Para: o Presidente do Uganda Yoweri Museveni

Excelentíssimo Senhor Presidente Yoweri Museveni,

uma plantação de cana-de-açúcar ameaça a Reserva Florestal Bugoma, o habitat de 500 chimpanzés. A empresa Hoima Sugar já começou a desmatar a floresta, depois de ter recebido uma concessão para 99 anos.

Junto com ambientalistas, os habitantes da região lutam contra a destruição da floresta. As aldeias dependem da floresta em relação a alimentos, plantas medicinais, precipitações e à ocorrência de animais selvagens.

A Reserva Florestal Bugoma alberga cerca de 500 chimpanzés ameaçados. 23 espécies de mamíferos, 225 espécies de pássaros e 250 espécies de árvores são conhecidas na zona protegida. A destruição do habitat resultaria na extinção e no deslocamento de espécies inteiras.

Por favor, impeça que se concedam terras a investidores como a Hoima Sugar. Por favor, proteja as últimas florestas do Uganda.

Com os meus sinceros agradecimentos

Por favor assine

Ajude-nos a atingir 150.000:

142.336
Atividades recentes