Deixem o ouro no solo – salvem a floresta!

Mina de ouro a céu aberto © TonyFeder / iStock

O governo francês promove a industrialização da extração de ouro na Guiana Francesa. O projeto em Montagne d'Or, que deve começar em 2018, seria a maior mina em território francês. Ela teria consequências graves para a população e o meio ambiente e abriria a porta para empresas multinacionais da indústria mineira.

Apelo

Para: o governo da República Francesa

“O projeto de mineração industrial em Montagne d'Or ameaça a floresta tropical na Guiana Francesa e não deve ser autorizado.”

Abrir a petição

É um monstro industrial: a área de extração do projeto em Montagne d'Or cobre 190 quilômetros quadrados e cria uma mina aberta de 2,5 quilômetros de comprimento, 500 metros de largura e 400 metros de profundidade. A cabana para a extração de ouro usaria 20 por cento do consumo de energia da Guiana Francesa.

Para instalações industriais dessa dimensão a floresta tropical é destruída e as águas são contaminadas por ácidos. O maior risco vem da barragem que deve reter milhões de toneladas de lama de cianeto. Desde 2000, no mínimo 25 dessas barragens têm rompido. Assim, em 2015 uma barragem rompeu no Brasil e causou uma das maiores catástrofes ambientais de todos os tempos.

Na Guiana-Francesa ainda cresce uma mata virgem que pertence à Bacia Amazônica e que tem uma rica biodiversidade. Este tesouro natural tem que ser protegido de tais atividades desastrosas.

A extração de ouro é desnecessária. A indústria só precisa de oito por cento do ouro extraído. Em 2015, ganhou-se três vezes mais ouro através da reciclagem de ouro velho.

Se a França autorizar a exploração planejada, construiria-se um precedente para mais megaprojetos desastrosos. Esta política contradiz um desenvolvimento sustentável. A população não foi informada. Desrespeitaram a regra de incluir o Conselho Indígena dos Ameríndios e Bushinengue no processo. A iniciativa Or de question, na qual se juntaram organizações ambientalistas e de direitos humanos locais e nacionais, exige do governo francês que suspenda todos os megaprojetos mineiros. A economia da Guiana Francesa tem que iniciar um caminho de desenvolvimento ecológica e socialmente sustentável.

Por favor, apóiem a nossa petição contra o projeto de mineração nocivo.

Graphics Montagne d'or - Mega Mining in French Guiana

Carta

Para: o governo da República Francesa

Excelentíssimo Senhor Presidente,
excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro.
excelentíssimos senhores e senhoras,

o governo francês promove empresas multinacionais que realizam grandes projetos de mineração no meio da floresta da Guiana Francesa. Entre estes projetos está o projeto em Montagne d'Or, que deve começar em 2018.
Com uma área de 190 quilômetros quadrados e uma mina aberta de 2,5 quilômetros de comprimento, 500 metros de largura e 400 metros de profundidade, isto seria a maior mina de ouro que já existiu em território francês. O projeto iniciaria a extração industrial de ouro na única floresta tropical da União Europeia.
Minas de ouro têm sido e continuam ser responsáveis por danos graves e muitas vezes irreparáveis para a população e a natureza. Em 2015 o Brasil, um país vizinho da Guiana Francesa, foi palco de um “acidente” que é considerado como uma das maiores catástrofes ambientais de todos os tempos.

Nós não podemos aceitar a destruição da floresta tropical da Guiana Francesa tão rica em biodiversidade nem o risco de uma catástrofe ecológica para a extração de uma matéria-prima que é considerado como desnecessário na sua importância industrial e social.

Com esta carta eu apoio as exigências da iniciativa “Or de question”.

Eu peço que os senhores suspendam imediatamente projetos de mineração industrial – sobretudo o projeto “Montagne d'Or” – e que iniciem um caminho de um desenvolvimento ecológica e socialmente sustentável para a economia da Guiana Francesa.

Com os meus sinceros agradecimentos

Esta petição está disponível, ainda, nas seguintes línguas:

576.979 participantes

Ajude-nos a atingir 600.000:

Atividades recentes

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!