Não queremos plan­tações na floresta de Buvuma

Um macaco da espécie piliocolobus nos ramos de uma árvore O habitat do macaco piliocolobus é ameaçado por plantações para a produção de óleo de palma (© Rod Waddington/CC BY-SA 2.0)
142.891 participantes

No Lago Vitória 10 mil hectares de floresta devem ser destruídos para plantações de dendezeiros. O governo do Uganda está concedendo terras a investidores na ilha de Buvuma. Os habitantes estão opondo-se. Querem conservar a natureza e a base de vida deles. Por favor, apóie esta resistência com a sua assinatura.

Apelo

Para: Madam Speaker Rebecca Alitwala Kadaga

“No Lago Vitória 10 mil hectares de floresta devem ser destruídos para plantações. O governo do Uganda tem que proteger as florestas em vez de investidores.”

Abrir a petição

Na ilha de Buvuma no Lago Vitória, investidores querem estabelecer 10 mil hectares de plantações para a produção de óleo de palma. Os ambientalistas do Uganda estão alarmados. Alertam para a perda de biodiversidade e a extinção de espécies. “Animais como os macacos piliocolobus podem ser extintos se o desmatamento da floresta destruir o habitat deles”, diz a defensora do ambiente Joan Akiiza da Associação Nacional de ambientalistas profissionais (NAPE). Muitas espécies de aves já desapareceram.

Há quase 15 anos empresas de óleo de palma descobriram a região. Na ilha de Bugala já destruíram 8.500 hectares de floresta – e a base de vida de muitas famílias. “Roubaram a terra da população e desmataram as florestas para cultivar dendezeiros, o que levou à destruição do meio ambiente da ilha preciosa”, diz Joan Akiiza.

Agora os habitantes de Buvuma temem que a terra deles também seja roubada e que os direitos deles sejam violados. “O roubo de terras e as monoculturas prejudicam a nossa agricultura e ameaçam a nossa alimentação”, eles escrevem numa carta à presidente do parlamento Rebecca Alitwala Kadaga.

As pessoas nas ilhas no Lago Vitória precisam do nosso apoio. Por favor, peça ao governo do Uganda que proteja as florestas ameaçadas em Buvuma e que impeça o desmatamento em Bugala.

Mais informações

No Lago Vitória, a empresa Bidco está ativa. A empresa está estreitamente ligada à multinacional de óleo de palma Wilmar International da Singapura. Em muitos países, a Wilmar é associada à destruição da natureza e à violação de direitos humanos.

Empresas estrangeiras precisam do apoio do governo para receber terras. Como não devem possuir terras, o governo compra a terra de lavradores ingénuos e arrenda-a às empresas.

Carta

Para: Madam Speaker Rebecca Alitwala Kadaga

Excelentíssima Senhora Rebecca Alitwala Kadaga,

no distrito de Kalangala no Lago Vitória, as plantações de dendezeiros já se estendem numa área de 8.500 hectares. No total, 10 mil hectares de terra foram concedidos a investidores. Entre os que lucram estão as empresas estrangeiras Bidco e Wilmar International. As florestas bem como áreas ecologicamente sensíveis na ilha de Bugala estão largamente destruídas. Muitos habitantes queixam-se de que a terra lhes foi roubada e que foram condenados à pobreza.

Agora o governo quer vender mais 10 mil hectares na ilha de Buvuma a investidores da indústria de óleo de palma. Ao mesmo tempo, está elaborando uma alteração da lei que simplificaria o acesso à terra para empresas estrangeiras.

Ambientalistas estão alarmados com a ampliação das plantações. Eles alertam para a perda iminente da biodiversidade e a extinção de espécies.

Os habitantes de Buvuma temem que a terra lhes seja roubada da mesma forma e que os direitos humanos deles sejam violados.

Por favor, impeça que as terras no Lago Vitória sejam vendidas a investidores.
Por favor, proteja a floresta em Buvuma da destruição iminente.
Por favor, ponha fim à destruição da floresta.

Com os meus sinceros agradecimentos

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!