O Serengeti não deve morrer: salvemos a floresta Mau!

Um rebanho de gnus atravessa um rio Gnus caminham até ao rio Mara em grandes rebanhos (© Xavier Surinyach Mateu)
163.315 participantes

A artéria do Serengeti está em perigo. O governo queniano aprovou 17 mil hectares da floresta Mau, a origem do rio Mara, para o desmatamento. Exijam do presidente que suspenda os planos de abater a floresta!

Apelo

Para: Uhuru Muigai Kenyatta, Presidente da República do Quênia

“Impeçam o plano de abater 17 mil hectares da floresta Mau”

Abrir a petição

Milhões de gnus, centenas de milhares de gazelas e enormes rebanhos de búfalos são atraídos, ano após ano, pelo rio Mara. A sobrevivência deles depende do rio – é só aqui que os animais encontram água suficiente na época da seca. Se o rio secar, os animais morrerão com ele e os grandes movimentos dos animais vão ser paralisados. A ONG Serengeti Watch fala de um declínio da população de até 30 por cento por semana, se a fonte de água se esgotar.

O rio Mara também é a única base de vida de milhões de pessoas que moram e trabalham ao longo dele. As consequências de uma dessecação possível não afetariam somente as pessoas e os animais no ambiente circundante do rio: este une vários afluentes e lagos e finalmente desagua no Lago Vitória. 60 por cento da água do Lago Vitória vem do Quênia. A diminuição do nível das águas representa uma severa ameaça para os pequenos produtores rurais e para a economia inteira em toda a região.

Os planos do governo queniano de desmatar 17 mil hectares na floresta Mau, a origem do rio Mara, equivalem a um golpe fatal para a população e a natureza.

Por favor, apóiem o apelo dos ambientalistas quenianos para impedir os planos fatais.

Mais informações

Vídeo de No Water No Life sobre as consequências do abate da floresta Mau no Quênia para o rio Mara (inglês, 2009)

Links para mais informações:

East African Wildlife Society (EAWLS)

Comunicado de imprensa da EAWLS acerca dos planos de abate:

A floresta Mau:

O rio Mara e o Lago Vitória:

O Lago Vitória:

Desmatamento no Quênia:

Carta

Para: Uhuru Muigai Kenyatta, Presidente da República do Quênia

Excelentíssimo Presidente Uhuru Kenyatta,

nós, o Kenya Forest Working Group (KFWG), a East African Wildlife Society (EAWLS), organizações civis, comunidades locais, cidadãos quenianos e indivíduos preocupados, pedimo-lhe
insistentemente que impeça qualquer plano do seu governo de destruir 17 mil hectares da floresta Mau para projetos de colonização ou desmatar qualquer outra floresta queniana. Tais abates violam a constituição nacional, as leis-quadro sobre o meio ambiente e a terra assim como leis setoriais sobre florestas, animais selvagens, agricultura, água e turismo.

Com os meus sinceros agradecimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!