Pôr fim ao comércio de marfim da Yahoo!

Estudo da EIA sobre o comércio de marfim A Yahoo torna-se um cúmplice dos caçadores furtivos (© EIA - Montage: Rettet den Regenwald-Fotos)
140.294 participantes

No Japão a Yahoo está envolvida no comércio com marfim parcialmente ilegal. Assim a empresa funciona como cúmplice dos caçadores furtivos de elefantes. Estes matam tantos animais que a espécie está em perigo de extinção. Exijam da Yahoo que acabe com o comércio imediatamente.

Apelo

Para: a presidente da Yahoo Inc., Marissa Mayer, o presidente da Yahoo Japão Corp., Manabu Miyasaka

“A Yahoo participe no comércio de marfim. A empresa é co-responsável pela caça furtiva de elefantes e tem que excluir marfim das suas plataformas.”

Abrir a petição

Segundo um estudo da Environmental Investigation Agency (EIA), a Yahoo Japão vendeu mais de 12 toneladas de marfim entre 2012 e 2014, incluindo 800 presas e 15.787 pedaços mais pequenos. Adicionalmente, cerca de 55 mil hanko (carimbos japoneses) foram negociados. Para estes selos, figuras decorativas e pauzinhos utiliza-se principalmente marfim de elefantes-da-floresta.

O comércio é muito lucrativo para a Yahoo. Segundo a EIA, a multinacional gerou mais de 27 milhões de dólares nas leilões e vendas entre 2005 e 2014. O estudo da EIA supõe que a maior parte do marfim negociado provenha de fontes ilegais, já que o Japão falha no controle. Assim, o país constitui uma plataforma do comércio de marfim da África para a China.

Defensores de animais exigem do governo japonês que lute contra o comércio de marfim. Este teria que ser proibido, como os EUA e a China anunciaram. Mas plataformas como a Yahoo também têm uma obrigação. Aparentemente, a Amazon e a Apple já excluem a venda.

A Yahoo Japão defendeu-se e disse à agência noticiosa AP que, mesmo que o comércio com marfim legal era possibilitado, a oferta era monitorada 24 horas para excluir mercadorias ilegais.

Segundo o jornal britânico Guardian, a empresa global Yahoo Inc. desculpa-se com o argumento de que somente possua 35,5 por cento da filial japonesa e que assim não tenha nenhuma influência nas atividades dela. Isto é completamente inacreditável.

Por favor, peçam à presidente da Yahoo Marissa Mayer que evite o comércio de marfim em todas as plataformas.

Você quer fazer mais pressão? Você tem um endereço de e-mail da Yahoo? Rescinda!  

Carta

Para: a presidente da Yahoo Inc., Marissa Mayer, o presidente da Yahoo Japão Corp., Manabu Miyasaka

Prezada Senhora Marisso Mayer,
prezado Senhor Manabu Miyasaka,

A Yahoo Japão possibilita o comércio de marfim e gera milhões de dólares com isso. Segundo o estudo “Japan's illegal ivory trade and fraudulent registration of ivory tusks” da Environmental Investigation Agency (EIA), a Yahoo Japão vendeu mais de 12 toneladas de marfim nas plataformas de leilão e de compras entre 2012 e 2014.

Assim, a Yahoo Japão torna-se co-responsável pela caça furtiva de elefantes para o comércio de marfim. A caça ilegal assumiu dimensões dramáticas: dentro em breve os elefantes poderiam extinguir-se.

O estudo da EIA comprova que grande parte do marfim no Japão provém de fontes ilegais, já que o país falha no controle. Portanto, a declaração pela Yahoo Japão de que possibilite somente o comércio legal apresenta lacunas. Além disso, é absolutamente inacreditável que a Yahoo Inc. não tenha nenhuma influência nas atividades da Yahoo Japão numa questão tão importante.

A Yahoo não pode fugir às suas responsabilidades! Por favor, suspendam imediatamente o comércio de marfim em todas as plataformas eletrônicas.

Com os meus sinceros agradecimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!