Leão na África torturado até a morte Ponham fim à caça de troféus!

Um leão na savana africana Turistas de caça matam leões. Cabeça e pele são o seu troféu macabro (© flickr / merajchhaya (CC BY 2.0))
110.562 participantes

Cada ano, turistas matam milhares de animais ameaçados na África. Os EUA e a UE permitem a importação de troféus como cabeças, peles e dentes. Por favor, peçam ao Presidente dos EUA e ao Presidente da Comissão Europeia que ponham fim à importação de tais produtos de caça para proteger os animais. 

Apelo

Para: O Presidente dos EUA Barack Obama e o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker

“Turistas matam milhares de animais ameaçados na África. Os EUA e a UE permitem a importação de troféus como cabeças e peles. Este tipo de caça tem que acabar.”

Abrir a petição

Em Julho, o caçador norte-americano Walter Palmer matou o leão conhecido Cecil no Zimbabwe. Dois assistentes atraíram o animal do Parque Nacional Hwange. Primeiro, Palmer feriu gravemente o felino predador com arco e flecha. Mas só 40 horas depois, ele conseguiu abater o Cecil com uma espingarda. O cadáver foi encontrado sem cabeça nem pele. Defensores de animais temem que os seis bebês do Cecil também morrerão, porque o novo líder do rebanho vai expulsá-los.

Walter Palmer deve ter pagado 50 mil euros para a caça. Ele afirma que o tiro tenha sido legal. Asseguraram-lhe que tinha todas as permissões necessárias. Porém, os seus dois assistentes foram presos no Zimbabwe e acusados de caça furtiva. O próprio caçador ainda não foi processado nem na África nem nos EUA.

A União Internacional para a Conservação da Natureza classifica os leões africanos apenas como vulneráveis, mesmo que a população deles se tenha reduzido para 32 mil exemplares, no máximo. Na África Ocidental, a espécie é considerada como ameaçada de extinção. Os animais perdem o seu espaço vital, já não encontram suficientes alimentos e são matados por pastores. Além disso, a caça de troféus diminui a população deles.

Em muitos países da África, o turismo de caça está florescendo. Leões até são criados para depois serem abatidos por caçadores.

A União Europeia e os Estados Unidos da América promovem a caça, porque a importação de troféus de muitas espécies ameaçadas está permitida. Cada ano, caçadores levam 200 troféus de leões para a Alemanha, França e Espanha e 300 para os EUA – tudo para o “consumo pessoal”.

Por favor, peçam ao Presidente dos EUA Obama e ao Presidente da Comissão Europeia Juncker que proíbam a importação de troféus de todas as espécies de animais sem exceção. A caça de troféus tem que acabar.

Carta

Para: O Presidente dos EUA Barack Obama e o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker

Prezado Presidente Barack Obama, prezado Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker,

cada ano turistas de caça abatem milhares de animais ameaçados na África. Muitos levam a cabeça, pele e os dentes dos animais para a União Europeia e os Estados Unidos da América.

Em Julho, a morte do leão conhecido Cecil no Zimbabwe assustou muitas pessoas de todo o mundo: um caçador dos EUA matou o animal a tiro. Antes, o Cecil deve ter sido atraído do Parque Nacional Hwange.

Enquanto os assistentes locais do caçador foram presos, o americano não vai ser punido, porque a importação do troféu do leão está permitida. A UE também não proíbe a importação completamente.

Como a população de leões africanos tem se reduzido para somente 32 mil indivíduos na África, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica a espécie como vulnerável. Na África Ocidental, o leão já é considerado como ameaçado de extinção.

Não é aceitável que caçadores dos EUA ou da UE matem animais como leões para um troféu. Por favor, introduzam uma proibição absoluta da importação de troféus de espécies animais ameaçadas.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!