Salve a vida dos orangotangos

2 de 2000 orangotangos-de-bornéoVocê pode ajudar na preservação do Parque Nacional de Kutai
58.231 participantes

No meio duma densa floresta tropical uma empresa de mineração quer explorar uma mina de carvão - e está pronta para ir ao tribunal para receber a licença. Para os orangotangos que vivem no Parque Nacional isso representa um grande perigo. Por favor, solicite a proteção dos animais que vivem ali

Apelo

O que vale mais? O lucro ou a vida de quase cinco mil orangotangos? Um tribunal na Indonésia tem que responder esta pergunta, porque a empresa britânica de mineração Churchill Mining quer explorar um mina de carvão que foi descoberta no Parque Nacional de Kutai. Mas é exatemente aqui onde morram mais de 2000 orangotangos-de-bornéo, o projeto vai pôr a vida dos animais em perigo. 

A sobrevivência dos primatas em extinção está diretamente relacionada às áreas protegidas como o Parque Nacional de Kutai. Aqui eles encontram um refúgio de mais ou menos 200.000 hetares, onde vivem juntos com outras espécies ameaçadas, como os Ursos-malaios ou os Panteras-nebulosas. 

Churchill Mining já foi acusada do desmatamento ilegal

Mas a empresa britânica só está interessado no dinheiro sujo que se pode ganhar com a mina de carvão e não liga para a destruição deste paraíso natural. No ano 2008 o grupo recebeu a aprovação para a mineração de carvão em Kutai, que vale para um período de mais de 25 anos. A mina está localizada bem perto da borda do Parque Nacional e em algumas área os dois se sobrepõen. A exploração da mina ao céu aberto ia prejudicar uma grande área da reserva ambiental.

Como a empresa começou já na fase inicial do projeto em Kutai com o desmatamento ilegal, a sua permissão para mineração de carvão foi retirada por um tribunal indonésio. Agora a empresa britânica está preparando um processo internacional para recuperar o seu direito de destruir o habitat dos orangotangos. 

Com a sua assinatura você pode ajudar na preservação do Parque Nacional de Kutai e salvar a vida dos orangotangos de Bornéu!

Mais informações

Churchill Mining PLC é uma empresa relativamente jovem, e tem pouca experiência com grandes projetos de mineração. Somente à partir de 2005, a empresa está registrado no portal de chegadas novas (AIM) no mercado de ações em Londres. Porque as empresas lá não tenham que publicar os seus relatórios e planos, o AIM não parece muito confiável. Foi um desastre para a empresa britânica quando o governo indonésio retirou a permissão para mineração da sua subsidiária PT Ridlatama Group. Churchill Mining agora quer processar num tribunal internacional, se não receberem a licença de novo, querem uma compensação de 2 bilhões de dólares. 

Churchill mining já realizou desmatamento ilegal no Parque Nacional Kutai

A razão oficial para tirar os direitos mineiros da empresa britânica, foram casos documentados de desmatamento ilegal no Parque Nacional de Kutai. Algumas fontes afirmam que existia um plano para transferir os direitos de mineração para uma empresa indonésia. A mineradora Nusantara Group também parece estar interessada na exploração das jazidas de carvão no leste de Kutai. A empresa pertence ao influente político indonésio Prabowo Subianto. Os efeitos desastrosos de uma mina de carvão a céu aberto na Indonésia para os seres humanos e o meio ambiente foram analizados em vários estudos, e por isso a mineração em ecossistemas sensíveis deve ser absolutamente proibido. 

Para proteger os orangotangos a proteção florestal é fundamental

Para preservar as suas florestas tropicais da destruição total, a Indonésia deve incluir na Constituição a proteção inviolável dos seus parques nacionais. Lucros a curto prazo não podem ser mais importante do que a proteção dos recursos naturais. Além disso, as florestas da Indonésia têm um imenso valor para o clima global, porque servem como sumidouros de carbono. Se eles continuam a ser destruido, vamos sentir o impacto negativo no mundo todo. O presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono afirmou corretamente numa conferência em Bali : "Se quisermos proteger a orangotangos, temos que proteger as florestas." 

links:

Um video dos orangotangos no Parque Nacional Kutai

Projeto Kutao do Orangutan Conservancy

A versão dos fatos da empresa Churchill Mining

Relatório: Deadly Coal Coal Extraction & Borneo Dark Generation

Carta

Para

Churchill Mining PLC
CEO David Quinlivan
e
o Presidente da República de Indonésia
Susilo Bambang Yudhoyono

Prezados Senhoras e Senhores,

Eu apoio a decisão do Supremo Tribunal da Indonésia, que resolveu retirar da empresa Churchill Mining PLC a aprovação de financiamento para o projeto de mineração na borda do Parque Nacional Kutai.

Uma mina a céu aberto aberto no Parque Nacional terá um impacto negativo no ecossistema da área protegida. O Kutai National Park é um habitat importante dos orangotangos de Bornéu e de muitas outras espécies ameaçadas de extinção. Um projeto de mineração desta magnitude vai ter um impacto direto no Parque Nacional Kutai, ameaçando a sobrevivência de muitas espécies.

Por causa disso, vejo o processo em curso entre Churchill Mining PLC e o governo indonésio sobre os direitos para a escavação de carvão do East Kutai Coal Project com grande preocupação.

Demando da empresa Churchill Mining que se abstenha de todos os projetos de mineração em torno do Parque Nacional Kutai.

Do governo indonésio peço

- parar de fornecer licenças de mineração no Parque Nacional Kutai

- garantir o status intocável do Parque Nacional Kutai e de todos os outros parques nacionais indonésias como um habitat único para animais e plantas em extinção com leis oficiais, e assegurar que estes direitos são respeitadoe, e não violados por causa de projetos econômicos
- reagir com ações judiciais rigorosos contra violações do status de proteção.

Atenciosamente,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!